Educação Por: Redação Rede Piauí Repórter 04 Jun 2018 13:47 Rede Piauí de Notícias

Fies está com inscrições abertas para vagas remanescentes

Para concorrer, é necessário ter 450 pontos de média e nota acima de zero na redação em qualquer edição, desde 2010, do Enem.


As inscrições para as vagas que não foram preenchidas no processo regular do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) estão abertas desde o dia 28 de maio. Os alunos que ainda querem concorrer a uma vaga devem ficar atentos aos prazos, que variam de acordo com o perfil do candidato.

As inscrições são feitas pela internet, no endereço http://fiesselecao.mec.gov.br. Para concorrer, é necessário ter 450 pontos de média e nota acima de zero na redação em qualquer edição, desde 2010, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além disso, a renda familiar mensal bruta per capita não pode ultrapassar três salários mínimos, ou seja, R$ 2.862.

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) foi criado em 1999 pelo Ministério da Educação (MEC), tendo como objetivo subsidiar as mensalidades em cursos de graduação para estudantes que estejam regularmente matriculados em instituições privadas de educação superior. A intenção é beneficiar prioritariamente estudantes de baixa renda.

Além de praticar taxas de juros e encargos abaixo do que é cobrado no mercado, o FIES permite aos estudantes pagar as mensalidades financiadas após o final do curso. Conforme o caso, as prestações não podem comprometer mais que 10% da renda familiar.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), o número de vagas totais para este ano poderá chegar a 310 mil. Dessas, 100 mil terão juro zero para os estudantes que comprovarem renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos.




Deixe seu comentário: