Cultura Por: Redação Rede Piauí Repórter 26 Fev 2019 17:18 Rede Piauí de Notícias

Fundação Monsenhor Chaves celebra 33 anos de existência

A comemoração acontece a partir deste sábado (02) com a realização dos blocos carnavalescos espalhados na cidade.


No meio da maior festa popular do país, a Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMCMC) comemora nesta terça-feira (26) 33 anos de existência. A comemoração acontece a partir deste sábado (02) com a realização dos blocos carnavalescos espalhados na cidade.

Fundação Monsenhor Chaves

 Fundação Monsenhor Chaves celebra 33 anos de existência.

 Criada em 1986, pela Lei Municipal nº 1842, a FMC desde então trabalha para incentivar o desenvolvimento das artes na cidade, além da valorização do artista. Contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento cultural da cidade, o órgão tem em suas atribuições a criação de espaços, projetos, grupos artísticos, festivais, cursos e oficinas e outras ações de fomento à cultura.

Reunindo museus como o de Arte Sacra Dom Paulo Libório, casas culturais como a tradicional Casa da Cultura e teatros que ajudam a fomentar a arte e cultura local, como Teatro de Arena, do Boi, João Paulo II, a Monsenhor Chaves chega em 2019 com vontade de fazer mudanças e acompanhar as novidades do mundo. "Esse ano estamos prontos para investir mais em cultura, acompanhando o que há de novo no mundo e levando para a população o que temos de melhor, culturalmente", afirmou o superintendente da FMC, Abiel Bonfim.

Já iniciando com mudanças, os eventos carnavalescos este ano vieram com mais intensidade e maior proporção. A expectativa é que o Carnaval em si contemple todos os foliões, de todas as idades e zonas.

Como uma casa cultural, o Palácio da Música reúne em seu espaço cursos, oficinas, concursos, apresentações musicais e projetos como Terça Maior, Concertos Matinais, Chapadão, Festbandas, Festival de Violão e outros. A Monsenhor Chaves, como um todo, tem em seu calendário diversas atividades, como o Projeto Banda Escola, Bandão do Corso, Corso de Zé Pereira, Concurso Rei e Rainha do Carnaval, Concurso de Músicas Carnavalescas, Carnaval, Dia de Santos Reis, Encontro de Bois, Vem Que É Teatro, Teresina em Dança, Festival de Dança, Prêmio de Artes Visuais, Cultura Negra na Ponte, Teresina é Pop, exibição de Filmes, encontros Literários e exposições.

"Nosso slogan é ‘A cultura que gente faz’ e essa frase resume a nova visão da Fundação Monsenhor Chaves, que vem sendo abraçada pelos gestores, coordenadores, diretores, técnicos, funcionários e pela população. Buscamos oportunizar a população com equipamentos culturais para apresentações de dança, música, teatro, palestras, mostras de vídeo e de bonecos. Nosso intuito é levar nossos artistas para mais perto da população. É gratificante fazer parte desse novo tempo e dessa nova cultura", afirmou o presidente da FMC, Luis Carlos Alves.




Deixe seu comentário: