Geral Por: Redação Rede Piauí Repórter 26 Set 2017 10:03 Rede Piauí de Notícias

Gás de cozinha sofrerá reajuste de 6,9%

O Grupo Executivo de Mercado e Preços (Gemp) da Petrobras anuncia novo reajuste de 6,9% a partir de amanhã


O Grupo Executivo de Mercado e Preços (Gemp) da Petrobras resolveu reajustar em 6,9%, em média, os preços no mercado do gás liquefeito de petróleo (GLP) para uso residencial vendido em botijões de até 13 kg (GLP P-13). A alta começa a entrar em vigor a zero hora desta terça-feira (26).

De acordo com a companhia, o reajuste anunciado foi aplicado sobre os preços praticados sem incidência de tributos. Secundo os cálculos realizados, a Petrobras estima que se a elevação for repassada integralmente aos preços ao consumidor, o preço do botijão de GLP P-13 pode ter alta, em média, de 2,6% ou cerca de R$ 1,55 por botijão. A empresa destacou que o cálculo se confirmará se forem mantidas as margens de distribuição e de revenda e as alíquotas de tributos.

De acordo com a Petrobras, para definir a correção, o Gemp considerou que o mercado de GLP ao longo do mês de agosto permaneceu pressionado por baixos estoques e que a proximidade do inverno no hemisfério Norte aumenta a demanda pelo produto, por isso, o ajuste era necessário. Segundo a estatal, o reajuste segue a variação de preços do mercado internacional registrada em agosto conforme política já anunciada pela companhia.

Assim pela nova política de preços adotada pela Petrobras, o preço do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), os preços serão revisados todos os meses.

Aumento gás
O aumento começa a entrar em vigor a zero hora desta terça-feira (26). Reprodução: google

Curiosidade

O gás de cozinha é composto pelos gases propano e butano, além da adição de um composto de enxofre para dar o cheiro, que serve como um aviso de vazamento. O gás de cozinha é conhecido como GLP, que quer dizer Gás Liquefeito de Petróleo, mas também pode significar Gás Líquido Pressurizado.

Em condições ambientes, os componentes do gás de cozinha (propano e butano) permanecem no estado gasoso. Entretanto, dentro do botijão feito de aço, esse gás está submetido a uma alta pressão, que altera seu estado físico, possibilitando que se liquefaça, ou seja, passe do estado gasoso para o líquido, daí o nome Gás Líquido Pressurizado. Por este motivo que, se balançar o #botijão de gás de 13 kg sentirá um líquido lá dentro. Isto pode ser facilmente visto em isqueiros transparentes.

* Com  informações: Redação R/Piauí




Deixe seu comentário: