Piauí Por: Pedro H. Santiago Repórter 11 Abr 2018 20:16 Rede Piauí de Notícias

Governo diz que Barragem de José de Freitas não sofre risco de rompimento

Segundo o diretor do Idepi, mesmo sem o risco iminente, o governo continua monitorando a situação


Depois de dois dias de tensão por conta do risco de rompimento, o Governo do Piauí assegurou, através de uma vistoria técnica realizada nesta quarta (11), que a infiltração em uma das paredes da Barragem de José de Freitas cessou e, com isso, a pressão exercida sobre a estrutura diminuiu.

De acordo com o Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), a evasão do volume da água foi necessário para a dimuição da quantidade que estava represada.  “A situação atual não apresenta mais o risco de rompimento, isso se deu como resultado da ação emergencial executada pelo Idepi. Vamos continuar com equipe monitorando e executando trabalhos de restauração”, garantiu o diretor do Idepi, Geraldo Magela.

Uma consultoria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está auxiliando a empresa governamental na restauração permanente da infiltração. As equipes estão com previsão para concluir o laudo técnico na próxima quinta-feira (12).

barragem de josé de freitas
Os serviços de reparos de uma das paredes foi feito em conjunto com uma equipe da UFPE / Crédito: Reprodução

Mesmo com a situação controlada, o Governo do Piauí preferiu não tirar a ordem de alerta por conta do grande volume de chuva que deve cair nos próximos dias na região, segundo a previsão. 


O diretor do Idepi garantiu que toda a situação localizada continuará sendo monitorada. “A barragem continua sobre monitoramento por mais algum período. As pessoas devem continuar seguindo as orientações da Defesa Civil e dos Bombeiros”, alertou Magela.




Deixe seu comentário: