Piauí Por: Redação Rede Piauí Repórter 31 Jan 2019 10:22 Rede Piauí de Notícias

Governo do Piauí adota medidas preventivas em relação a barragens

Os técnicos constataram que não há risco de rompimento em nenhuma das estruturas avaliadas, embora haja necessidade de manutenção preventiva.


O secretário de Governo, Merlong Solano, reuniu no Palácio de Karnak, nesta quarta-feira (30), os órgãos estaduais relacionados à manutenção de barragens. Diante da tragédia em Brumadinho-MG, foi determinado que se intensificasse a fiscalização nas 35 grandes barragens do Piauí.

Desde domingo (27) uma equipe do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (idepi) está percorrendo várias cidades para fazer esse trabalho. A primeira delas foi José de Freitas, onde se encontra a Barragem do Bezerro, que no ano passado teve o sangradouro rebaixado para garantir sua integridade. Ainda esta semana será anunciada a empresa vencedora da licitação destinada à recuperação da mesma, no valor de R$ 16.425.522,57.

Também foram avaliadas pelos técnicos do Idepi nesta semana as barragens do Emparedado e Corredores (Campo Maior), Pedra Redonda (Conceição do Canindé), Petrônio Portela (São Raimundo Nonato) e Mesa de Pedra (Valença).

Situação

Os técnicos constataram que não há risco de rompimento em nenhuma das estruturas avaliadas, embora haja necessidade de manutenção preventiva. 

“As vistorias irão continuar, pois fazemos uma fiscalização permanente, em razão também do período chuvoso”, explicou Geraldo Magela, diretor do Idepi.

Sobre a Barragem Pedra Redonda, que tem sido alvo de preocupação dos moradores de Conceição do Canindé, o diretor geral do Idepi, Geraldo Magela, afirmou que o engenheiro esteve no local e verificou que os “vazamentos” apontados pela população são, na verdade, pontos de alívio de pressão da barragem. 

“Há a necessidade de restauração do canal do Sangradouro e de reforço e proteção das fundações da ponte, serviços previstos no projeto de recuperação elaborado e em fase de licitação pelo Idepi”, explicou Magela.

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Frederico, relatou preocupação com a propagação de áudios com notícias falsas sobre o rompimento de barragens no Piauí. “Esse tipo de coisa causa pânico na população”, lamentou.

Barragem de Pedra Redonda - Conceição do CanindéTécnicos na Barragem Pedra Redonda, em Conceição do Canindé. Foto: Idepi

Fiscalização

“Será criada uma comissão de trabalho para monitorar a situação das barragens. A Secretaria de Meio Ambiente ficou encarregada de redigir a minuta de um decreto para regulamentar o Plano Nacional de Barragens no Piauí, no que diz respeito à elaboração do plano de emergência, inspeção regular e revisão periódica de cada barragem”, anunciou o secretário Merlong Solano.

O coordenador estadual do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas no Piauí (DNOCS), Djalma Policarpo, falou sobre a situação do Açude de Piripiri, cuja obra de recuperação deverá ser iniciada em fevereiro. O diretor do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Castro Neto, garantiu que iniciará nos próximos dias a drenagem no asfalto da estrada que margeia o açude do Caldeirão.

“Todas as grandes barragens sob a responsabilidade do Dnocs foram inspecionadas em 2018. Temos assegurados R$ 12 milhões para investimentos”, ressaltou Djalma Policarpo.

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Robério Barros, disse que a Semar tem feito fiscalizações regulares e controle de vazão das barragens. Em 2017, o órgão finalizou um relatório completo sobre as barragens existentes no Piauí. 




Deixe seu comentário: