Geral Por: Ryan Andrade Repórter 26 Mai 2018 10:45 Rede Piauí de Notícias

Greve dos caminhoneiros pode comprometer fornecimento de medicamentos em Teresina

Medicamentos de alto custo estão parados em empresas aéreas de São Paulo, porque a prioridade é transportar pessoas e não cargas.


Clínicas e hospitais de Teresina especializadas no tratamento de doenças complexas podem ficar prejudicadas em razão das paralisações promovidas por caminhoneiros em todo o país. Medicamentos de alto custo estão parados em empresas aéreas de São Paulo, porque a prioridade é transportar pessoas e não cargas. 

remedios

Raquel Vilar, vice-presidente do Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde e Laboratórios do Piauí (SINDHOSPI) confirmou que a greve está causando desabastecimento de medicamentos na capital: “Muitos medicamentos de alto custo, medicações chamadas antiangiogênicas e termolábeis (oncológicas e que necessitam de refrigeração) já estão com a sua chegada em Teresina prejudicada, então a greve já está afetando sim. Temos cargas paradas no aeroporto de Guarulhos por conta da falta da greve e a informação que temos é que estão dando prioridade para a decolagem dos aviões de passageiros e não os de carga”, destacou.

Ainda segundo a sindicalista, se a greve persistir, poderá haver colpaso nos atendimentos: “Estes medicamentos chegam semanalmente, muitos não dá para estocar por muito tempo, então o que posso dizer é: caso esta situação não seja regularizada o quanto antes, na próxima semana não teremos condições de realizar vários atendimentos. E isso, com certeza é a realidade de muitas clínicas”, afirmou. 

O fornecimento de oxigênio em hospitais e clínicas que oferecem UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) não está prejudicado porque estes são equipados com usinas próprias de oxigênio. No Hospital Getúlio Vargas (HGV) e o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) também não há alarde. A assessoria de imprensa dos dois hospitais garantiu que o estoque de oxigênio e medicação está garantido. 

Com informações do Cidade Verde




Deixe seu comentário: