Geral Por: Thiago Andrade Repórter 31 Out 2017 15:57 Rede Piauí de Notícias

Guarda Municipal apreende drogas em Teresina

Já são nove meses de atuação com bons resultados nas atividades de prevenção a crimes em locais públicos


A Guarda Civil Municipal de Teresina (GCM), instituída com o objetivo de promover a segurança nos espaços públicos, está há nove meses atuando com bons resultados nas atividades de prevenção a crimes em locais públicos. Desde o dia 24 de janeiro, data em que começaram atuar os guardas, até o mês de setembro, aconteceram 506 apreensões de porções de drogas em 88 operações feitas em praças e parques de Teresina.

Segundo dados oficiais da corporação, foram apreendidos 250 invólucros de maconha; 136 de cocaína; 28 de crack; dois de loló; e 52 medicamentos tarja preta sem prescrição médica. Também foram apreendidas 35 armas brancas, como facas e materiais pontiagudos; bem como cinco simulacros de arma de fogo e um revólver. aconteceu, ainda, 19 conduções à Central de Flagrantes de Teresina, por motivos como: tráfico de drogas; porte de armas; por ameaça e desacato à Guarda Municipal; por lesão corporal; pichação e também por porte de animais silvestres sem a respectiva licença ambiental.

Na opinião do Capitão Monteiro Silva, comandante da Guarda Municipal de Teresina, os trabalhos têm aproximado os guardas da sociedade, além de ganhar a confiança daqueles que passeiam em espaços públicos. “A população tem recebido e colaborado com a Guarda Municipal nas praças e parques. O número 153, disponibilizado no último mês de setembro, também tem auxiliado o nosso trabalho, porque aproxima ainda mais a população dos guardas municipais”, declara o comandante da GCM.

A população tem recebido e colaborado com a Guarda Municipal nas praças e parques
A população tem recebido e colaborado com a Guarda Municipal nas praças e parques Foto:Cidade Verde

Para o secretário municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas, Samuel Silveira, “a Guarda Municipal tem ocupado bem os espaços públicos em que ela está sendo escalada, realizando um bom trabalho, sobretudo em relação à apreensão de drogas, garantindo às famílias a utilização desses espaços. Essa é a missão da Guarda: promover a segurança das pessoas nos locais públicos”, declara Samuel Silveira.

Ao total, a Guarda Municipal possui um efetivo de 115 guardas. Criada por meio da Lei Complementar nº 3.834, a atuação da Guarda Municipal é, principalmente, para a proteção do patrimônio público e assistência à comunidade. Os guardas trabalham em pontos como Parque da Cidadania, Complexo Esportivo Parentão, Parque Ambiental Lagoas do Norte e Centros de Esportes Unificados (CEU) Norte e Sul. Também estão presentes nas praças da Bandeira, Fripisa e Rio Branco e fazem patrulhamento diário no Parque da Floresta Fóssil.




Deixe seu comentário: