Saúde Por: Ryan Andrade Repórter 12 Jun 2018 11:51 Rede Piauí de Notícias

Hemopi reforça campanha de doação "Junho Vermelho"

Em junho, os estoques de sangue ficam de 30% a 40% abaixo do considerado ideal.


O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) está reforçando a campanha "Junho Vermelho", que pretende conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de sangue neste mês que é véspera de férias escolares e também de festas juninas e da copa do mundo. Nesse período, a baixa nos estoques de sangue fica em torno de 30% a 40% da quantidade considerada ideal.

hemopi
Em Teresina, o Hemopi está localizado na Rua 1° de maio, n° 235, no Centro, próximo ao Hospital Getúlio Vargas. (Foto: Hemopi)

“Estamos convocando os doadores e aqueles que tem intenção de doar sangue pela primeira vez para ajudar a manter o estoque. O sangue e as plaquetas são essenciais para os atendimentos de urgência e emergência”, diz Jurandir Martins, diretor do Hemopi.

Na nesta quinta-feira (14) é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue e o Hemopi preparou uma programação para a data. O evento acontece no Parque Potycabana, a partir das 17h, com atrações musicais e folclóricas. 

“Será um momento festivo para comemorar junto aos doadores e também vamos aproveitar o movimento do parque e fazer essa conscientização sobre a importância da doação de sangue. Precisamos captar mais doadores e aproveitar a data para isso”, afirma o diretor. 

Procedimentos para doação de sangue

Para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde, comparecer bem alimentado ao posto de coleta, ter entre 16 e 69 anos (menores devem portar autorização impressa no site do Hemopi e maiores de 60 anos devem ter doado ao menos uma vez antes de completar a idade), pesar acima de 50 kg e levar documento de identidade original com foto. 

É recomendável evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação. Quem tomou a vacina contra a gripe precisa esperar 48 horas antes de doar.

Além de Teresina, é possível fazer doação nos hemocentros de Parnaíba, Picos e Floriano, de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 18h, e aos sábados e feriados, das 7h15 às 17h.

Com informações do Cidade Verde




Deixe seu comentário: