Geral Por: Redação Rede Piauí Repórter 25 Out 2017 18:38 Rede Piauí de Notícias

HGV sedia mutirão de diagnóstico de hanseníase

Esta ação faz parte da Semana Piauí Livre da Hanseníase, que será realizada de 23 a 28 de outubro.


O objetivo do mutirão de diagnóstico da hanseníase, que será realizado neste sábado (28), na Clínica Dermatológica do Hospital Getúlio Vargas (HGV), é alertar à população sobre a importância do diagnóstico precoce e identificar possíveis casos da doença.

Esta ação faz parte da Semana Piauí Livre da Hanseníase, que será realizada de 23 a 28 de outubro, em uma parceria da Sesapi (Secretaria de Estado da Saúde), Ministério da Saúde (MS), Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan). Haverá também atendimentos nas cidades de Parnaíba e Floriano, além da Dermatologia do HGV.

Hanseníase
Multirão rerá realizado de 23 a 28 de outubro (Reprodução: Internet)

Segundo, Jesuíto Montoril, coordenador do Serviço de Dermatologia do HGV, os atendimentos são realizados das 8h às 12h. Para receber atendimento, basta apresentar o RG e o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde). "Os casos que forem diagnosticados como positivos serão encaminhados para tratamento", explicou o coordenador.

Ele explica ainda que pessoas que apresentam manchas amarronzadas ou róseas em qualquer parte do corpo, principalmente se essas manchas apresentarem alteração de sensibilidade em relação às sensações de calor, frio e tato; sinais e sintomas sugestivos da doença devem comparecer no local. Ele acrescentou que a transmissão se dá de uma pessoa doente, sem tratamento, para outra através das vias respiratórias (secreções nasais, tosses e espirros).

Jesuíto explicou que o tratamento é gratuito e vai estar disponível nas UBS (Unidades Básicas de Saúde); sendo extremamente eficaz e feito com uma associação de antibióticos via oral, polioquimioterapia ou PQT, que é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). "O tratamento dura de 6 a 12 meses, dependendo do diagnóstico. Após o início, desaparece a possibilidade de contágio", explicou o médico.

Eliracema Alves, supervisora de Controle à Hanseníase da Sesapi, disse que o Piauí registrou, em 2016, 882 casos da doença. Sendo 507 indivíduos do sexo masculino e 375 do sexo feminino; com 56 casos em menores de 15 anos. Desse total, 63,6% apresentaram a forma multibacilar. "A prevalência no estado é de 4,7 casos por 10 mil habitantes, com uma taxa de cura que chega a 81,5%", completa a supervisora.

A Clínica Dermatológica do HGV fica na Rua Governador Raimundo Artur de Vasconcelos, Centro-Sul, em frente ao Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela (IDTNP).




Deixe seu comentário: