Polícia Por: Redação Rede Piauí Repórter 14 Abr 2018 14:42 Rede Piauí de Notícias

Homem é preso suspeito de explodir dez bancos em quatro meses

O suspeito foi preso pela Polícia Civil na noite dessa sexta-feira (13)


A Polícia Civil do Estado prendeu na noite desta sexta-feira (13) Fernando Machado Vasconcelos, conhecido como Geleia, suspeito de integrar uma quadrilha de assalto a bancos com atuação no Piauí.

Ele estava vindo de Pernambuco quando foi surpreendido pela polícia em Demerval Lobão, a 32 km de Teresina. Além de Fernando Machado, foram presos também Fábio Mendes Gonçalves Cordeiro e Isis Maria Barros de Araújo.

dimanitesFoto/Divulgação Polícia Civil

Foram apreendidos com os suspeitos, 130 bananas de dinamites. De acordo com a polícia, "Geleia" é considerado  um dos maiores assaltantes de bancos com atuação no Piauí e Maranhão, com vários mandados de prisão em aberto, tendo participado de mais de dez roubos e explosões a bancos de dezembro de 2017 até agora.

"Geleia" era procurado pela polícia desde julho do ano passado, após um casal ser preso em uma residência em Teresina suspeitos de integrar o Novo Cangaço, uma organização criminosa especializada em roubo a banco.

Além disso, o bando também se utiliza do tráfico de drogas como atividade intercalada para financiar roubos a instituições financeiras.

O ‘Novo Cangaço"

Remete à uma quadrilha de Lampião, estimados do século 18. Fazia uso de reféns com bandos de 10 a 15 membros e preferia atacar pequenas cidades. Estes, não são diferentes, o bando se resulta em “novos cangaceiros” com semelhanças do velho cangaço.

"Os cangaceiros modernos" motorizados, armados de fuzis e pistolas visitam os municípios. A ação deles acontece sempre da mesma forma. Um grupo segue até o destacamento da Polícia Militar e criva de balas as paredes do prédio e as viaturas no local. Enquanto isso, outra parte da quadrilha explode a agência bancária.

Nota da Polícia Civil

    A Polícia Civil do Piauí comunica que nesta sexta-feira  (13/04), em ação conjunta do GRECO, BOPE/PM-PI, DIRETORIA DE INTELIGÊNCIA DA SSP-PI e DOE/PC, foram realizadas as prisões de Fernando Machado Vasconcelos, vulgo Geleia, Fábio Mendes Gonçalves Cordeiro e Isis Maria Barros de Araújo, integrantes de organização criminosa voltada para prática de crimes de roubos a instituições financeiras, momento em que foram apreendidas, vasta quantidade de emulsão explosiva, drogas e balança de precisão.

    De acordo com a polícia, Geleia é considerado um dos maiores assaltantes de bancos com atuação no Piauí e Maranhão, com vários mandados de prisão em aberto, tendo participado de mais de dez roubos e explosões a bancos de dezembro do ano passado até agora.

    Outros integrantes da organização foram presos em datas anteriores. As diligências continuam no sentido de prender mais pessoas envolvidas nestes crimes.

    Nesta segunda-feira (16/04), às 7h, será realizada coletiva no GRECO, onde serão repassadas mais informações e os detalhes sobre as prisões realizadas.

*Reportagem de Helorrany Rodrigues, supervisão de Pedro Henrique Santiago




Deixe seu comentário: