Saúde Por: Redação Rede Piauí Repórter 01 Mai 2018 11:59 Rede Piauí de Notícias

Hospital Geúlio Vargas realiza pela segunda vez Semana de Segurança do Paciente

Além de palestras, a programação contará com outras atividades como mesas redondas, conferências, oficinas, estações práticas com stands no pátio central durante os três dias do evento


Com o tema "Segurança do Pciente: o Caminho Certo para uma Assistência de Qualidade", o (HGV) Hospital Getúlio Vargas realiza, de 2 a 4 de maio, a II Semana de Segurança de Paciente. No evento, serão realizdos diversas ações voltadas para colaboradores, estudantes e proffisionais residentes.

Nirvania Carvalho,coordenadora do Núcleo de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente (NQSP) do HGV, disse que o  objetivo é reforçar o engajamento de todos nas práticas dos cuidados necessários para garantir a segurança do paciente; como evitar quedas e erros na administração de medicamentos, por exemplo. " È preciso orientar e icentivar os profissionais a notificarem qualquer evento adverso, para que NQSP possa aprimorar cada vez mais o fluxo de trabalho", explicou.

Além de palestras, a programação contará com outras atividades como mesas redondas, conferências, oficinas, estações práticas com stands no pátio central durante os três dias do evento  e blitz sobre as seis metas internacionais de segurança do paciente nas unidades do Hospital Getúlio Vargas Internação.

semana do paciente
Semana do Paciente/ Credito:Google

A Organização Mundial d Saúde (OMS) estabeleceu seis metas para  prevenir e reduzir a incidência de eventos adversos nos serviços de saúde. São elas: identificação do paciente, prevenção de úlcera por pressão, segurança na pescrição, uso e administração de medicamentos, cirurgia segura, prática de higiene das maõs em serviços de saúde e prevenção de quedas.

Nirvania Carvalho lembrou o HGv já desenvolve um intenso trabalho neste sentido junto aos colaboradores, com resultados positivos. " Por conta desse  trabalho, o HGV está entre os 120 hospitais do Brasil selecionados pelo Ministério  da Saúde para participar do projeto melhorando a segurança do paciente em Larga Escala no Brasil. Em três anos, o projeto buscará reduzir em 50% os  casos de infecção relacionado á assistência das UTIs desses hospitais", completou a coordenadora.

Welligton Oliveira




Deixe seu comentário: