Saúde Por: Pedro H. Santiago Repórter 22 Set 2017 12:20 Rede Piauí de Notícias

Intolerância à lactose: alimentos permitidos e proibidos

Cuidados básicos sobre a intolerância à lactose.


Não é só o café com o leite ou o achocolatado que fica de fora da mesa de quem sofre de intolerância à lactose , açúcar naturalmente presente no leite de vaca. Bolos, sobremesas e outras receitas que usam a bebida como ingrediente também acabam cortados da dieta a medida evita os sintomas mais comuns do problema: diarreia, distensão abdominal, gases e má digestão.

Após o diagnóstico, feito a partir de um teste de tolerância, o especialista elabora uma dieta de acordo com a sua necessidade  um gastroenterologista ou uma nutricionista são os profissionais recomendados para acompanhar o problema. É preciso ficar atento às necessidades diárias de cálcio e de outros nutrientes, encontrados principalmente no leite.

O maior desafio para quem é intolerante a lactose é conseguir encontrar essas fontes de cálcio, mineral que fortalece os ossos, prevenindo doenças como a osteoporodi. Também podemos encontrar cálcio em vegetais verde-escuros, sardinha, soja e derivados, flocos de aveia integral e algas marinhas. Algumas marcas ainda oferecem leite sem lactose, mas com as doses de cálcio preservadas.

Alimentos



Deixe seu comentário: