Política Por: Thiago Andrade Repórter 09 Abr 2018 10:23 Rede Piauí de Notícias

Janela Partidária provoca mudanças no tamanho das bancadas no Piauí

Muitos políticos buscaram partidos com uma maior bancada, que terão recurso para ser distribuído na campanha


O tempo previsto para filiação partidária e mudança de sigla para quem deseja disputar nas eleições de outubro deste ano encerrou no último sábado (7). Deputados estaduais, federais e até um senador da República no Piauí aproveitaram o prazo da janela partidária para trocar de partido. A nova configuração das bancadas na Assembleia Legislativa do Piauí teve uma significativa mudança: 10 dos 30 deputados estaduais deixaram a sigla na qual se elegeram em 2014.

O advogado eleitoral Wildson Oliveira esclareceu que a instituição da janela partidária é resultado de uma demanda dos próprios políticos para melhor planejarem suas ações com vistas às eleições. “A regra geral para mudar de partido é em caso de fusão ou incorporação de siglas, desvio de programa partidário ou provar ser vítima de grave discriminação. A instituição da janela autoriza a troca de sigla para quem vai concorrer as eleições naturalmente”, afirmou ele, destacando ainda que neste ano houve muitas trocas por causa do Fundo Eleitoral.

infografico

infografico Odia

Wildson Oliveira explicou que, como não é mais permitido haver doações empresariais e as doações de pessoas físicas ainda não deslancharam, muitos políticos buscaram partidos com uma maior bancada, que terão recurso para ser distribuído na campanha. “Os grandes partidos foram beneficiados com as mudanças”, explicou o especialista.

Entre os partidos que mais cresceram com as filiações estão o Progressistas, que saiu de 1 para quatro deputados e o PTC que filiou quatro suplentes de deputado. Já entre as siglas que mais perderam, estão o PTB que teve o número de deputados reduzido de cinco para somente dois, e o PSD, que de três deputados estaduais e um suplente, agora tem apenas um parlamentar.




Deixe seu comentário: