Cidades Por: Redação Rede Piauí Repórter 12 Abr 2018 08:11 Rede Piauí de Notícias

Luzilândia pode ter inundações nas próximas horas

A previsão é do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), que monitora o nível da Bacia do Rio Parnaíba em vários pontos do Piauí


O município de Luzilândia, localizado a 234 km de Teresina, pode sofrer inundações nas próximas horas desta quinta-feira (12).  A previsão é do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), que monitora o nível da Bacia do Rio Parnaíba em vários pontos Piauí. A prefeitura montou um plano de evacuação para moradores de pelo menos 4 localidades próximas ao Rio Parnaíba para diminuir os prejuízos de cerca de 300 famílias.

Luzilãndia
Rio Parnaíba, na altura de Luzilândia, pode aumentar de volume e causar inundações nas próximas horas (Foto: Luzilândia online)

De acordo com o último boletim divulgado pelo CPRM, às 16h30 de quarta-feira (11), o nível da água do rio era de 5 metros e 45 centímetros. A cota de inundação é de 5 metros e 60 centímetros. Somente nas últimas 24 horas o rio registrou uma alta de sete centímetros e a previsão é que ele continue a subir nas próximas horas se continuar chovendo. 

 O coordenador da Defesa Civil Municipal, Jussiê da Cunha, informou que algumas famílias insistem em não sair dos locais de risco. "Segundo o nosso levantamento há cerca de 300 famílias vivendo em áreas de risco no município. Estamos preparados para evacuar todos caso necessário. Nós já orientamos que as famílias deixassem as casas, mas a grande maioria resiste e só deve deixar o local caso o nível da água continue a subir", disse. 

De acordo com Ronaldo Gomes, prefeito de Luzilândia, o município está em alerta total. "Já instauramos a comissão da Defesa Civil e estamos em alerta total. O nível da água continua subindo e hoje o tempo permanece nublado. A água já está muito próxima de várias casas, mas apenas cinco famílias aceitaram se mudar para a casa de familiares durante o estado de alerta. Já preparamos mantimentos, galpões e caso necessário usaremos escolas para abrigas as famílias que forem atingidas por uma possível inundação", informou o prefeito.

Reportagem de Ryan Andrade sob supervisão de Pedro Henrique Santiago




Deixe seu comentário: