Piauí Por: Redação Rede Piauí Repórter 02 Mai 2018 16:41 Rede Piauí de Notícias

Chuvas deixam mais de 250 famílias desabrigadas em Teresina

Em todo o Piauí, pelo menos 15 mil pessoas foram afetadas pelos estragos das fortes chuvas que caíram no estado durante março e abril


desabrigados
(foto: Jailson Soares/ O Dia)

Um total de 252 famílias estão desabrigadas nas zonas urbana e rural de Teresina. As fortes chuvas que atingiram a capital piauiense no mês de abril causaram grandes estragos para a população teresinense. Mesmo com a diminuição das chuvas nos últimos dias, a Defesa Civil continua monitorando as áreas consideradas de risco em Teresina.

O Residencial Dilma Rousseff, na zona norte, e a Vila Washington Feitosa, na zona sudeste, estão recebendo um cuidado especial. Estes locais ainda contam com áreas de risco de desabamento, deslizamento de terra e alagamentos. No início do ano, 19 residências desmoronaram no Residencial Dilma Rousseff por causa da força das chuvas.

As famílias desabrigadas já foram incluídas no cadastro do Programa Cidade Solidária e ainda há pedidos de inclusão em processamento; a Defesa Civil do Município não soube informar quantas famílias estão nesta situação de espera. O programa é uma ação emergencial que possui a linha de atuação da Família Solidária, a pessoa acolhida indica outra família para lhe receber e a prefeitura repassa uma ajuda de custo no valor de R$ 250. Além da opção de Família Solidária, o programa também conta com a Residência Solidária, em que a família indica um imóvel, no valor de até R$ 250, para alugar e a prefeitura arca com o pagamento no prazo de um ano.


Estado em alerta

Em todo o Piauí, pelo menos 15 mil pessoas foram afetadas pelos estragos das fortes chuvas que caíram durante março e abril, 2 mil delas só nos municípios de Batalha e Esperantina, que ficaram completamente isolados devido ao risco de rompimento da PI-126, que liga as duas cidades a outros municípios do meio-norte piauiense.

Na semana passada, o Ministério da Defesa Civil entregou 4 mil kits para atender a 16 mil famílias por causa das chuvas no Piauí. Os kits contêm, dentre outros, materiais de higiene pessoal, limpeza, alimentos e água mineral.

Os municípios de José de Freitas, Lagoa Alegre, Cabeceiras, Esperantina, Barras, Pimenteiras e Campo Maior tiveram o estado de emergência reconhecido pelo Governo Federal.

Em José de Freitas, onde houve risco de rompimento da Barragem do Bezerro, 321 famílias tiveram que deixar suas casas por conta de alagamentos causados pela abertura dos sangradouros do açude. Os desabrigados foram encaminhados para escolas públicas, onde receberam acompanhamento e auxílio do Governo do Estado e do Município.

Com Informações de O Dia.




Deixe seu comentário: