Geral Por: Redação Rede Piauí Repórter 13 Nov 2017 11:33 Rede Piauí de Notícias

Incêndio atinge sucataria na zona sul de Teresina

Novo Incêndio de grande proporção destrói empresa na madrugada deste domingo (12), na BR 316 Zona Sul de Teresina


Depois do recente incêndio naquele domingo (22), em uma distribuidora de material de limpeza localizada no Bairro Cidade Nova, Zona Sul de Teresina. O fato volta a acontecer a uma empresa de material de reciclagem. Este é o segundo caso a ser registrado a menos de três semanas na Região Sul da Capital agora no Bairro Santo Antonio nas imediações da BR 316.

A empresa que funcionava como depósito de materiais recicláveis e sucata foi atingida por um incêndio de grande proporção na madrugada deste domingo (12). Segundo o corpo de bombeiros as chamas foram controladas depois de muito trabalho durante a madrugada e que só saberá a causa do incêndio depois de uma pericia. Foram queimadas maquinas de reciclagens, dois caminhões, uma empilhadeira, todo material e que não houve vitimas.    

Incêndio na zona sul
Reprodução: Whatsapp)  

Dicas como combater incêndios em empresas

 
São inúmeras as situações capazes de causar incêndios em empresas ou em qualquer tipo de ambiente. Entre elas estão as descargas elétricas, sobrecarga nas instalações e no uso de equipamentos e computadores, por exemplo, e muitos outros. É comum também acontecer descuidos e falhas humanas, que podem levar a um acidente.
 
Para evitar que situações assim ocorram, confira, a seguir, minhas dicas para que você e sua equipe de trabalho conheçam os cuidados necessários para prevenção e combate a incêndios.
 

Sinalização de ações em casos de incêndio

 
Saber o que fazer em situações como estas, é fundamental para que as coisas não se agravem ainda mais. Neste sentido, investir em uma sinalização adequada e espalhá-la pela empresa, vai fazer com que todos os colaboradores tenham ciência das ações que precisam realizar, tanto para a prevenção, quanto para o combate a incêndios.
 

Evite obstruir as vias de acesso

 
Corredores, passagens de emergência e, principalmente escadas, devem ser completamente desobstruídos. Isso porque em caso de incêndio ou qualquer tipo de acidente que venha a ocorrer na empresa, as medidas e o socorro podem chegar mais rápido, visto que as vias de acesso estão livres justamente para que isso aconteça.
 

Nada de cigarro próximo a produtos inflamáveis

 
Esta é, evidentemente, uma combinação que não funciona. Sendo assim, deve ser evitado ou eliminada por completo, caso aconteça, uma vez que oferece risco não só para a pessoa que está fazendo o uso do cigarro, como também para todos aqueles que estão nas instalações da empresa naquele momento.
 
Eduque seus colaboradores, para que fiquem atentos a estas situações, evitando ao máximo realizá-las e colocar a vida dos demais em risco.
 

Manutenção da rede elétrica e sobrecarga de tomadas

 
Tenha bastante cuidado com estes dois pontos. A manutenção da rede elétrica evita que ocorram curtos circuitos, geralmente causadores de incêndios. Assim, é essencial evitar também a prática de gatos e gambiarras com as máquinas existentes na empresa, para que algo mais grave não aconteça com todos que ali estão.
 
Além disso, você e seus colaboradores devem evitar também utilizar vários equipamentos ligados na mesma tomada, já que a sobrecarga de energia, pode fazer com que ocorra um curto circuito na rede elétrica, causando, assim, um incêndio.
 

Treine seus colaboradores

 
Um investimento que pode evitar uma grande dor de cabeça para você e para a sua empresa como um todo, é o treinamento de ações preventivas e de combate, que devem ser realizadas em uma situação de incêndio e acidentes em geral.
 
Mantendo as pessoas cientes e preparadas, em momentos como esses, elas saberão como utilizar o extintor de incêndios, de que maneira devem agir para prestar os primeiros socorros aos feridos, agindo rapidamente, bem como o que devem evitar, no dia a dia, para não desencadearem situações parecidas.
 

Tente manter a calma

 
No treinamento, também será possível ensinar aos colaboradores maneiras eficientes de manterem a calma, para, assim, se manterem seguros. Isso porque em momentos como estes, todos tendem a se desesperar, o que é completamente normal. Porém, o desespero não nos a ajuda a pensar racionalmente nas ações que devemos realizar, para nos mantermos em segurança.
 
Em incêndios e acidentes em geral, todo cuidado é pouco. Sendo assim, saber como se prevenir e também como combatê-los, permite que você, seus colaboradores, clientes e fornecedores, sintam-se tranquilos, sem se preocuparem com o que pode vir a acontecer neste sentido, tendo em vista que já têm ciência do que devem e do que não devem fazer nestes momentos.
 
Segundo: Marcus Marques, empreendedor, empresário, Coach e Mentor de pequenas e médias empresas.




Deixe seu comentário: