Educação Por: Redação Rede Piauí Repórter 28 Jun 2018 14:19 Rede Piauí de Notícias

MEC passará a avaliar creches e pré-escolas em 2019

O modelo de avaliação da educação infantil será por meio de questionários aplicados a professores, dirigentes e equipe escolar.


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai passar a avaliar a educação infantil a partir de 2019. Atualmente, apenas a partir do ensino fundamental é que as avaliações nacionais são aplicadas. O modelo de avaliação da educação infantil será por meio de questionários aplicados a professores, dirigentes e equipe escolar.

Dessa forma, o Inep, que é vinculado ao Ministério da Educação (MEC), vai avaliar as questões de infraestrutura e formação dos professores, por exemplo. Dentre outras questões, a oferta de brinquedos também vai entrar no cálculo de avaliação do Instituto.

O anúncio da nova avaliação do Inep foi feito pelo ministro da Educação, Rossieli Soares, nesta quinta-feira (28).

De acordo com o ministro, o MEC aumentou o acesso das crianças à educação infantil, mas ainda não observou os fatores de qualidade dos serviços. “Aumentamos o acesso e não conseguimos olhar para os fatores de qualidade de qual educação está sendo entregue nas creches e na educação infantil”, afirmou Rossieli.

O Brasil tem hoje, segundo o Inep, cerca de 32% das crianças de até 3 anos matriculadas em creches e 91,5% das crianças de 4 e 5 anos matriculadas em pré-escolas.

Fonte: Agência Brasil




Deixe seu comentário: