Geral Por: Redação Rede Piauí Repórter 30 Ago 2017 18:03 Rede Piauí de Notícias

Moradores do Lourival Parente sofrem com deficiência de Serviço Publico

Verificou-se que a deficiência no transporte público é uma das reclamações, mas não é o problema principal dos moradores


Na manhã desta quarta-feira (30/08), foi recebida uma reclamação de que residentes dos condomínios Bem Viver 1 e 2, situadas no Lourival Parente, não estavam sendo acompanhados com o serviço de transporte público. A reclamação ressalta que muitas pessoas andam muito para poder chegar à parada de ônibus mais próxima, que fica no bairro Morada Nova, também localizado na zona Sul.

Verificou-se que a deficiência no transporte público é uma das reclamações, mas não é o problema principal dos moradores. Diariamente, para que uma pessoa chegue ao ponto de ônibus mais próximo, o passageiro só precisa caminhar cerca de 600 metros – o que é normal nos itinerários da capital e não chega a ser um problema. Concomitante a isso, o agravante diz respeito à deficiência de segurança no percurso percorrido.

Moradores do Condomínio Bem Viver 1 e 2 reclamam da falta de ônibus e segurança
Moradores do Condomínio Bem Viver 1 e 2 reclamam da falta de ônibus e segurançaFoto: Ricardo Morais/OitoMeia

801 FAMÍLIAS ESQUECIDAS

Ana Célia Ribeiro que mora no condomínio Bem Viver 1. Foi uma das primeiras, desde que os apartamentos foram entregues, há cinco anos. Ela vende todos os dias café da manhã em frente ao prédio onde reside e queixa-se pelo descaso e ausência de serviços públicos ao qual passa a população da região. “A realidade daqui é triste. Não passa ônibus, além de ser muito perigoso, tanto à tarde como à noite. A Insegurança aqui sempre foi comum. Quase todo mundo daqui já foi assaltado”, declara.

A dona de casa Brígida Cardoso diz em depoimento. “Não tem hora para acontecer assaltos por aqui. É todo dia e toda hora, principalmente meio dia. A polícia quase não aparece e a gente fica a mercê dos bandidos”, lamenta. Curiosos próximos confirmaram as versões. Nos dois condomínios, são 801 apartamentos – um número de pessoas que deve ser levadas em conta, abandonadas pelos serviços públicos.

Outro problema diz respeito ao descarte irregular de lixo. Foi possível notar que, recentemente, algum maquinário passou em um terreno abandonado em frente ao condomínio Bem Viver 1 para limpar a região. A equipe flagrou o momento exato em que um grupo de pessoas, numa caminhonete, jogava lixo no local.

Os moradores dizem que a prática é normal, mas que há coleta de lixo regular da prefeitura na região. O tempo dos agentes de limpeza é de um dia.

Ana Célia Ribeira destaca esquecimento da comunidade pelo poder público
Ana Célia Ribeira destaca esquecimento da comunidade pelo poder públicoFoto: Ricardo Morais/OitoMeia

RESPOSTAS

 Em resposta Francisco Nogueira, diretor de Transportes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Teresina (Strans). Foi informado que as demandas dos usuários serão encaminhadas para que seja possível se implantar uma linha na região e que melhorias nas vias estavam sendo realizados para que os ônibus tivessem acesso aos condomínios.

“Essa questão dos moradores do Bem Viver 1 e 2 nós vamos verificar. Inclusive, já existe uma denúncia e vamos encaminhar à Diretoria de Planejamento para verificar, in loco, o traçado que foi previsto para a região. A média de distância entre a parada mais próxima é de 400 a 600 metros, pois não tem como colocar ônibus em cada porta”, explica Nogueira.

Sobre os problemas de segurança na localidade. O tenente-coronel John Feitosa, relações-públicas da Polícia Militar (PM), esclarece que há operações da PM em toda a cidade, incluindo o Lourival Parente, onde estão os condomínios Bem Viver 1 e 2. Ainda pede que as vítimas de assaltos falem dos casos, pois o batalhão responsável não tem registros de crimes de assalto ou furtos na área citada.

Francisco Nogueira diz que demando sobre linha aos condomínios será analisada
Francisco Nogueira diz que demando sobre linha aos condomínios será analisadaFoto: Ricardo Moarais/OitoMeia
Da redação RPiauí



Deixe seu comentário: