Tecnologia e Inovação Por: Redação Rede Piauí Repórter 15 Dez 2017 11:35 Rede Piauí de Notícias

Mostra de Ciência e Tecnologia acontece neste sábado (16) em Teresina

O evento acontecerá no Shopping da Cidade de 8h30 às 12h30; entrada gratuita


O projeto "A Ciência vai ao Shopping" continua andando pelo Piauí dando espaço para os estudantes apresentarem seus trabalhos científicos ao público. Após evento realizado em Picos, no início deste mês de dezembro, a comitiva agora desembarca em Teresina e acontecerá neste sábado (14) a partir das 8h30, no Shopping da Cidade. A entrada é gratuita.

Mostra Ciência vai ao Shopping
A mostra "Ciência vai ao Shopping" atrai a atenção de públicos variados. (Foto: CCOM).

O projeto é realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Piauí (Sedet) e visa estimular as atividades de ciência e tecnologia em ambientes informais, impactando de forma positiva diretamente as pessoas. É uma forma de difundir o conhecimento de maneira descontraída.

Além de promover uma melhor interação com o público que visita a mostra, o projeto incentiva estudantes a se tornarem pesquisadores. Os materiais apresentados são de pesquisas em áreas como Ciência da Computação, Engenharia, Matemática, Física, Robótica e Biologia.

Thiago Carvalho (Sedet)
Thiago Carvalho (Sedet). (Foto: TV Assembleia).

Em sua primeira edição, em Picos, o evento foi um sucesso. A expectativa é de que em Teresina também possa atrair muitas pessoas. "Ficamos felizes com a quantidade de pessoas envolvidas neste projeto, tão importante para a vida escolar dos estudantes, estimulando futuros talentos. O projeto integra também a comunidade escolar, em geral, que trabalha junto para a exposição dos trabalhos", afirma Thiago Carvalho, superintendente de Ciência e Tecnologia da Sedet.

Iniciativas como esta atraem visibilidade a um segmento importante para a sociedade como um todo, que é a pesquisa científica. Não a toa, que além do Governo do Estado, que está promovendo o evento através da Sedet, há também parceiros nacionais envolvidos, tais como Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, além do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Thiago Carvalho ressaltou ainda a importância de aproximar o conhecimento científico às pessoas, independente da classe social, e de dar uma visão global deste aspecto aos participantes. "Além da função educativa, a Mostra oferece uma chance de apresentar para o público o que está acontecendo no mundo, em termos de pesquisa. A ideia é que os participantes sintam-se atraídos pelo universo da ciência e não a veja como algo distante do cotidiano", completou.

MOSTRA "CIÊNCIA VAI AO SHOPPING"

Data: 16/12/2017

Local: Shopping da Cidade - Teresina

Horário: de 8h30 às 12h30

Entrada: Gratuita


 

** Com informações da CCOM.




Deixe seu comentário: