Piauí Por: Redação Rede Piauí Repórter 22 Dez 2017 15:26 Rede Piauí de Notícias

MPF investiga uso de agrotóxicos proibidos no Piauí

Comunidades perceberam alteração na qualidade do estado da água


Um inquérito civil para investigação de utilização de agrotóxicos proibidos foi aberto pelo Ministério Público Federal na última segunda-feira (18), no Piauí. Representantes do MPF e das comunidades de Sete Lagoas, em Santa Filomena, e Brejo das Meninas, em Gilbués, constataram alteração na qualidade do estado da água de açudes que abastecem a região, além de turbidez e morte de peixes. Provavelmente, de acordo com especialistas, seja devido a utilização de agrotóxicos não permitidos.

Agrotóxicos estariam sendo utilizados de maneira irregular
Agrotóxicos estariam sendo utilizados de maneira irregular. (Foto: Reprodução).

A portaria instaurando inquérito civil foi assinada pelo procurador da República Humberto de Aguiar Júnior. Ele destacou que "considerando o princípio ambiental da precaução, que estabelece que diante de ausência de certa científica, deve-se impedir medidas que sejam lesivas ou exponham a risco o meio ambiente".

O ofício do representante do MPF foi expedido a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI) para que seja informado que tipo de agrotóxico foi utilizado na região ou se a forma aplicada foi irregular.

A relação de propriedades aptas a manuseio desses agrotóxicos, além da informação sobre inspeções que tenham sido realizadas dentro dos prazos ou não, deverão ser informadas pela ADAPI ao MPF, que irá dar prosseguimento ao inquérito com base nessas questões.




Deixe seu comentário: