Pedro H. Santiago EDITOR CHEFE (86) 98882-0261
Anderson Soares COMERCIAL (86) 99965-4448
WhatsApp CONTATO/SUGESTÕES (86) 99860-1464
Polícia Por: Pedro H. Santiago Repórter 31 Mar 2018 13:01 Rede Piauí de Notícias

MP-PI entra com ação contra liminar de fechamento de delegacia do Piauí

O MP pede o retorno dos policiais civis e que seja nomeado um novo delegado


O Ministério Público do Estado do Piauí (MP/PI) ingressou com uma ação civil pública para que a delegacia de Colônia do Gurguéia não seja fechada e nem os presos sejam transferidos para a delegacia de Canto do Buriti. A ação foi movida pela Promotoria de Manoel Emídio.

O delegado de Canto do Buriti explicou que sua delegacia cont com um efetivo mínimo de seis policiais sob jurisdição de Polícia Judiciária em oito municípios na região (Canto do Buriti, Brejo do Piauí, Tamboril do Piauí, Pajeú do Piauí, Ribeira do Piauí, Colônia do Gurguéia, Eliseu Martins e Manoel Emídio)

colônia do gurguéia
Para o promotor, a mudança faz com que a população de Colônia do Gurguéia fique insegura / Crédito: Reprodução Internet

Para o promotor de Justiça, José William, a população da região de Colônia do Gurguéia ficará desassitida e por isso, os municípios corriam risco de insegurança, além de ter que percorrer mais de 120 km para registrar boletins de ocorrências. "Não há logística mínima para o funcionamento de ambas as delegacias. Na prática, o delegado geral fechou a Delegacia de Colônia do Gurgueia atentando contra o direito do cidadão dessa comarca em ter acesso aos serviços de segurança pública".

Na ação civil pública, o MP pediu que a liminar fosse deferida, determinando o retorno dos policiais civis ou que sejam nomeados um delegado, dois agentes e um escrivão para o município. Por fim, em caso de descumprimento,  o Ministério Público do Piauí solicita multa diária no valor de R$ 5 mil, caso a liminar deferida e a Secretaria de Segurança do Estado não cumpra a determinação.



Deixe seu comentário:





Tocando Agora:Rede Piauí de Notícias