Saúde Por: Redação Rede Piauí Repórter 29 Jun 2018 09:45 Rede Piauí de Notícias

Municípios estão em situação de alerta para surto de dengue, zika e chikungunya no Piauí

Dados foram divulgados pela Sesapi nesta quinta-feira (28).


Uma pesquisa realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) revelou que alguns municípios do Piauí apresentam risco para ocorrência de surto da dengue, zika e chikungunya. Os dados foram levantados pelos municípios no mês passado e apresentados nesta quinta-feira (28).

Casos de dengue permanecem

Os dados da pesquisa entomológica são coletados pelos agentes de endemias nas residências, que verificam se há focos do mosquito no local. Após esse trabalho de campo, as Secretarias Municipais de Saúde alimentam o sistema de informações Liraa-LIA do Ministério da Saúde e enviam os balanços à Sesapi.

O sistema informa que nove municípios não realizaram ou não informaram ao sistema os dados da pesquisa entomológica. “Esses dados servem para que tomemos medidas mais efetivas em regiões com maior risco, precisamos desses dados para nortear nosso trabalho. Se um município não notifica sua realidade, ele acaba prejudicando sua população”, alerta Antônio Manoel, supervisor de vigilância em saúde.

Veja a lista de municípios em risco

Alagoinha do Piauí, Alvorada do Gurguéia, Belém do Piauí, Betânia do Piauí, Bom Princípio do Piauí, Buriti dos Montes, Caldeirão Grande do Piauí, Campinas do Piauí, Caridade do Piauí, Demerval Lobão, Francisco Macedo, Francisco Santos, Gilbués, Júlio Borges, Jurema, Milton Brandão, Pio IX, Santana do Piauí e Simões.




Deixe seu comentário: