Cultura Por: Redação Rede Piauí Repórter 18 Jun 2018 14:40 Rede Piauí de Notícias

Museu do Piauí recebe palestra sobre memória indígena

A palestra será ministrada pelo antropólogo Alexandre Gomes na próxima quarta-feira (20)


O Museu do Piauí vai receber na próxima quarta-feira (20), a partir de 10h30, a palestra do historiador e antropólogo Alexandre Gomes, doutorando da Universidade Federal de Pernambuco. A paletra “Um diálogo sobre os museus comunitários e memórias indígenas na América Latina” busca dar visibilidade às diversas comunidades indígenas espalhadas pelo Piauí e que ainda hoje vivem as tradições.

Alexandre Gomes está desenvolvendo uma pesquisa de doutorado sobre os contextos em que surgem museus indígenas, tanto no Brasil como na América Latina. Na palestra, também será abordada a pesquisa etnográfica e registro sobre a comunidade Nazaré, do Povo Tabajara e Tapuio-Itamaraty, localizada na zona rural do município de Lagoa de São Francisco. O trabalho parte do projeto de registro e documentação das culturas indígenas, desenvolvido pelo Museu do Índio da Funai (RJ).

De acordo com Dora Medeiros, coordenadora do Museu do Piauí, a organização do museu sempre tem a preocupação com a comunidade indígena. ”Nós sempre tivemos uma preocupação especial com a cultura indígena, tentando agregar essas comunidades e não deixá-las no isolamento. A pesquisa do Alexandre é de fundamental importância e tivemos a sorte de conseguir trazê-lo ao Museu do Piauí”, esclareceu a coordenadora.




Deixe seu comentário: