Cidades Por: Redação Rede Piauí Repórter 31 Mar 2018 13:02 Rede Piauí de Notícias

Nível do Rio Parnaíba deixa autoridades em estado de atenção

Em Teresina, o nível do rio é considerado dentro do previsto e marcava 456 cm na manhã deste sábado


Um boletim de monitoramento dos dados hidrometeorológicos do Rio Parnaíba divulgado neste sábado (31), pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), mostrou que o nível das águas está baixando. Em Floriano, onde no dia 26 de março o nível atingiu 626 cm, às 6h45 de hoje era de 539cm. Só é considerado inundação quando a medição chega a 898.

No entanto, em Floriano a situação ainda é considerada de atenção, mas dentro do previsto. A região está sendo monitorada pela Defesa Civil do Estado.

Em Teresina, o nível do rio é considerado dentro do previsto e marcava 456 cm na manhã deste sábado.

O nível de atenção consolidado, segundo o boletim, permanece apenas em Luzilândia, onde o Parnaíba chegou a 495 cm.

Na última segunda-feira, a Defesa Civil emitiu um alerta para oito municípios do Piauí que possuem comunidades ribeirinhas no Rio Parnaíba: Floriano, Amarante, Nazária, União, Porto, Miguel Alves, Madeiro e Luzilândia.

De acordo com a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), o reservatório da barragem de Boa Esperanla encontra-se com 83,5% de sua capacidade de armazenamento, com as comportas parcialmente abertas. 

Ontem, a Prefeitura de Teresina informou que está monitorando os rios Parnaíba e Poti. Em caso de urgência ou suspeita de riscos, a população pode entrar em contato, gratuitamente, com a Defesa Civil Municipal através do número 153. O órgão é vinculado à Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi).

Texto de Ryan Andrade sob supervisão de Pedro Henrique Santiago




Deixe seu comentário: