Geral Por: Redação Rede Piauí Repórter 18 Jul 2018 15:03 Rede Piauí de Notícias

Notificações por descarte irregular de lixo em Teresina aumentaram em 52% no mês de junho

O levantamento ainda apontou que as infrações cometidas por pessoas jurídicas prevaleceram sobre as pessoas físicas.


O Programa Lixo Zero, coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), registrou no mês de junho um crescimento de 52,2% na quantidade de notificações em relação ao mês de maio. Ao todo, foram realizadas 35 notificações, 65 autuações, 4 conduções ao PRR e 10 infrações de trânsito no último mês.

Segundo Felipe Gomes, coordenador do Programa Lixo Zero, também houve um aumento de 6,6% na quantidade de autuações. “O aumento relativamente grande na quantidade de notificações e autuações se deve, principalmente, ao apoio da Guarda Municipal de Teresina, que no mês de junho atuou em parceria com as equipes de fiscalização do Programa Lixo Zero praticamente em todos os dias úteis. Estamos intensificando nossas fiscalizações, buscando orientar a população e notificando infratores com o objetivo de coibir o descarte irregular de resíduos”, afirma.

O levantamento ainda apontou que as infrações cometidas por pessoas jurídicas prevaleceram sobre as pessoas físicas, sendo 65% cometidas por aquelas contra 35% cometidas por estas. Ao todo, foram registradas 114 infrações; destas, 33 foram na zona Leste, 23 na zona Norte, 6 na zona Sudeste e 52 na zona Sul.

“As zonas Leste e Sul são as que possuem maiores números de infrações, apesar das sistemáticas fiscalizações. Na primeira, damos destaque a um terreno localizado no bairro Tabajaras, onde estamos trabalhando constantemente para evitar a formação de um lixão, inclusive autuando algumas empresas por frequente disposição de entulhos no local. Já na região Sul, os problemas recorrentes são causados principalmente por carroceiros e oficinas mecânicas, em disporem resíduos inadequadamente na área”, completa o coordenador.

Denúncia

O teresinense também pode atuar como parceiro da Prefeitura e denunciar situações de descarte irregular de resíduos sólidos. O aplicativo Colab.re, lançado pela Prefeitura de Teresina, permite que o usuário denuncie, adicione fotos e localização da infração, colaborando para uma Teresina mais limpa. Paralelamente, as equipes do programa Lixo Zero percorrem diariamente todas as zonas da cidade, nos turnos manhã e tarde, com o objetivo de coibir o surgimento de lixões na cidade e conscientizar a população do seu dever com um meio ambiente despoluído.

Com informações de PMT.




Deixe seu comentário: