Piauí Por: Redação Rede Piauí Repórter 02 Set 2019 16:40 Rede Piauí de Notícias

Nova Placa Mercosul será lançada no Piauí nesta terça-feira (3)

Piauí passará a adotar novo modelo de placa para veículos.


O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI), lança nesta terça-feira (3), às 8hs, no Palácio de Karnak, a nova placa Mercosul, que começará a ser adotada em todo o Piauí. No evento, estarão presentes o governador Wellington Dias e o diretor geral do Detran, Arão Lobão. 

Placa mercosul

 Nova Placa Mercosul será lançada no Piauí nesta terça-feira (3).

Segundo Lobão, a placa Mercosul vai garantir mais segurança à população, uma vez que o modelo contém uma tira holográfica e uma marca d'água, que dificultam falsificações e clonagens; um código QR (espécie de código de barras bidimensional) na parte dianteira e traseira. O código permitirá o acesso rápido aos dados de origem do veículo sem necessidade de documento físico (tal qual já começa a acontecer com a CNH digital).

A nova placa será obrigatória apenas para carros novos ou transferências. Veículos que usarem placas antigas terão opção de fazer a troca da placa, mas não é obrigatório. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) atualizou a resolução que define o padrão das novas placas do modelo Mercosul e estabeleceu um cronograma para os Estados fazerem a mudança.




Deixe seu comentário: