Brasil Por: Redação Rede Piauí Repórter 22 Mai 2018 11:14 Rede Piauí de Notícias

Novo golpe usa nome da Receita Federal para lesar população

A vítima do golpe recebe um documento enviado pelos Correios com dados bancários para fazer um depósito ou transferência.


A Receita Federal está alertando a população para uma nova modalidade de golpe que utiliza o nome da receita para lesar a população. As pessoas que tomam empréstimos em instituições financeiras são o alvo do golpe.

De acordo com o órgão, uma notificação postal, enviada pelos Correios, exige do contribuinte o pagamento de taxa do Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários (IOF) para desbloqueio de valores de empréstimo junto a uma financeira qualquer. Ou seja, a pessoa recebe um documento falso em nome da Receita Federal.

Esse documento traz dados bancários para depósito/transferência de valores e alega que o crédito só vai ser liberado mediante pagamento de imposto para um “auditor fiscal” da Receita Federal.

Em nota, a Receita divulgou que não fornece dados bancários para recolhimento de tributos federais. "O recolhimento do IOF é feito exclusivamente via Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf). Ademais, a cobrança e o recolhimento do IOF são efetuados pelo responsável tributário, ou seja, pela instituição que conceder o crédito", informou o órgão.




Deixe seu comentário: