Piauí Por: Redação Rede Piauí Repórter 26 Abr 2018 13:32 Rede Piauí de Notícias

Novo sistema do Detran-PI moderniza operações

A mudança objetiva trazer mais rapidez ao acesso e segurança na qualidade da prestação dos serviços do órgão


Uma nova versão do sistema de Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) foi implementada nesta semana no Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI). O Renach é o banco de dados que registra toda a vida do condutor, além de controlar a emissão da CNH e da Permissão Internacional para Dirigir (PID).

detranFoto/Reprodução Google

No entanto, devido a quantidade de dados no sistema, o Detran ainda não tem previsão para o funcionamento evetivo do novo sistema do Renach. Somente após a sincronização das informações do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o serviço passará a funcionar sem erros.

De acordo com o diretor-geral do Detran, Arão Lobão, o novo sistema traz uma interface, um conjunto de características que visa a melhoria de todos os processos referentes a habilitação. “Mais elaborado que o último sistema, o novo Renach é otimizado para a eficiência. É um sistema moderno que garante agilidade e segurança ao usuário”, falou o diretor.

O Detran também está trabalhando para que os demais sistemas, como o Registro Nacional de Infrações (Renainf) e o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), migrem para o novo sistema.  

Falha no sistema do Detran atrasa emissão de carteiras

O sistema Renach funciona como um banco de dados que registra toda a vida do condutor, desde o seu ”nascimento” como candidato até a sua habilitação. No entanto, muitos usuários estão reclamando que o sistema Renach do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) está sem funcionar desde a semana passada.

Um usuário do sistema que preferiu não se identificar contou que, desde que o Detran entrou de greve, já foi convidado a repetir coleta de digitais e fotos duas vezes. 

“Dei entrada no processo de renovação de CNH, com o pagamento da taxa no dia 16 de março deste ano e, após realizar todos os procedimentos de fotos, digitais e exame medico, devolvi o processo no dia 23 de março, o Detran deu um prazo de três dias pra entregar a CNH, porém, já faz mais de 30 dias da entrega do processo e ainda não recebi minha carteira", contou o usuário; 

Segundo ainda o usuário, por causa da migração de sistema, no dia 23 de abril ele precisou voltar para repetir essa coleta, mas o sistema estava fora do ar. A carteira dele está vencida desde o dia 03 de abril deste ano e o Detran não fornece nenhuma declaração ou documento para que o motorista possa transitar sem ter risco de ser multado. 

*Reportagem de Helorrany Rodrigues, supervisão de Pedro Henrique Santiago




Deixe seu comentário: