Saúde Por: Redação Rede Piauí Repórter 02 Jul 2018 13:49 Rede Piauí de Notícias

Número 188 para prevenção ao suicídio passa a ser gratuito em todo o Brasil

Desde o último domingo (01) já é possível que os residentes de todos os municípios do Brasil busquem ajuda por telefone sem qualquer custo.


Uma parceria entre o Centro de Valorização da Vida (CVV) e o Ministério da Saúde tornou as ligações para o 188 inteiramente gratuitas em todo o território nacional. Desde o último domingo (01) já é possível que os residentes de todos os municípios do Brasil busquem ajuda por telefone sem qualquer custo.

O Ministério da Saúde considera o suicídio como um problema de saúde pública, tirando a vida de uma pessoa por hora no Brasil, mesmo período no qual outras três tentaram se matar sem sucesso. De acordo com o CVV, trata-se de um problema que se pode prevenir na grande maioria das vezes e esse é um dos maiores esforços do Centro de Valorização da Vida.

Segundo Félix Flor, servidor público e voluntário do CVV há 4 anos, as pessoas procuram a instituição porque precisam desabafar e contar histórias que, muitas vezes, amigos e familiares não aguentam mais ouvir.

Desde 2017, o telefone do CVV já era acessível a 23 estados brasileiros. As exceções eram Bahia, Maranhão, Pará e Paraná. ​​

O CVV foi fundado em São Paulo, em 1962, e é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal.

O Centro presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato.

CVV muda número de telefone



Deixe seu comentário: