Geral Por: Ryan Andrade Repórter 20 Jun 2018 10:28 Rede Piauí de Notícias

Número de municípios em situação de emergência por conta de seca sobe de 33 para 48

15 novos municípios apareceram na lista, e, de acordo com a Defesa Civil do Estado, a tendência é que esse número aumente até o fim do ano.


48 municípios do Piauí estão em situação de emergência de acordo um decreto divulgado pelo Ministério da Integração Nacional nesta terça-feira (19). No dia 21 de maio, eram 33 os municípios que estavam em situação de emergência por conta da seca, ou seja 15 novos municípios apareceram na lista e, de acordo com a Defesa Civil do Estado, a tendência é que esse número aumente até o fim do ano, período crítico ocasionado pelas consequências da seca no estado.

Além do Piauí, 184 municípios de 7 estados (Minas Gerais, Bahia, Paraíba, Ceará, Goiás e Pará) também estão enfrentando problemas de abastecimento decorrentes da falta de chuva. 

seca

Os decretos foram publicados no Diário Oficial da União na manhã desta quarta-feira (20) e a medida tem vigência de 180 dias, permitindo que as prefeituras solicitem apoio da União para ações emergenciais, que são executadas através da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec).

A partir desta publicação, o Governo do Estado pode solicitar ajuda federal para ações emergenciais de abastecimento, como perfuração de poços, construção de reservatórios, além do fornecimento de água potável por meio de operação carro-pipa, nos municípios afetados. 

Quando um município está em situação de emergência por conta da seca são iniciadas as operações carro pipa, tanto a nível estadual, quanto a federal, sendo realizada pelo exército. O decreto solicita ajuda para esse tipo de serviço e o governo federal analisa a necessidade e, caso constate que realmente é necessário, o decreto é liberado. Cada município que solicita ajuda da União deve fazer um relatório sobre o abastecimento de água por comunidade e quantidade de pessoas que precisam desse abastecimento, a partir daí o Governo Federal avalia se, de fato, precisa e define qual a quantidade de carros pipa a disponibilizar. 

Veja a lista de municípios atingidos pela seca

Acauã, Alagoinha do Piauí, Alegrete do Piauí, Anísio de Abreu, Avelino Lopes, Belém do Piauí, Betânia do Piauí, Bonfim do Piauí, Caldeirão Grande do Piauí, Campo Alegre do Fidalgo, Campo Alegre do Piauí, Campo Grande do Piauí, Capitão Gervásio Oliveira, Caracol, Caridade, Coronel José Dias, Curral Novo do Piauí, Dirceu Arcoverde, Dom Inocêncio, Fartura do Piauí, Francisco Macêdo Francisco Santos, Fronteiras, Guaribas, Itainópolis, Jacobina do Piauí, Jaicós, Jerumenha, Jurema, Lagoa do Barro do Piauí, Marcolândia, Massapê do Piauí, Monsenhor Hipólito, Morro Cabeça no Tempo, Nova Santa Rita, Padre Marcos, Paulistana, Pio IX, Queimada Nova, São Braz do Piauí, São Francisco de Assis do Piauí, São Julião, São Lourenço do Piauí, São Luís do Piauí, São Raimundo Nonato, Simões, Várzea Branca e Vila Nova do Piauí  .




Deixe seu comentário: