Cultura Por: Redação Rede Piauí Repórter 18 Out 2017 12:17 Rede Piauí de Notícias

Salão de Arte Santeira retorna com obras de 29 artistas

Com quase uma década o Salão de Arte Santeira retorna com obras de 29 artistas piauienses e mais de 60 peças


Depois de quase uma década foi aberto nessa segunda-feira, (16), o 14° Salão de Arte Santeira do Piauí. Os piauienses e turistas, que estão a passeio no estado, poderão conferir novamente de perto, uma das melhores exposições de arte figurativa detalhada em barro do Nordeste.

exposição   Exposição de artistas piauienses(foto: Crédito Portal do Governo)

Na galeria do Teresina Shopping, zona Leste de Teresina.  São mais de 60 peças, repleta de criatividade e cores, entre esculturas, artes plásticas e talhas. A solenidade de abertura contou com música regional e presença do público.

O governador Wellington Dias, foi o convidado de honra e destacou que o Piauí é muito rico na arte em geral, com destaque no Brasil e também internacional, pela arte Santeira. ” A santeira já teve presentes em exposições expressivas no Brasil e fora do Brasil, sempre com muito destaque. O que desejamos agora é trabalhar formas modernas e poder abrir as possibilidades de comercialização da arte em qualquer lugar do Brasil e do mundo”, comentou.

O salão reúne obras de 29 artistas piauienses. Parte das peças foi reservada para compra, antes mesmo da abertura oficial da exposição. O governo do Estado premiou os três melhores trabalhos em três categorias, totalizando R$ 33 mil em prêmios.

O secretário de Estado de Cultura, Fabio Novo também se fez presente no evento e falou mais sobre a exposição e a importância para o estado. “É inadmissível que a gente ter tido o salão de arte santeira, que é uma marca muito forte na nossa expressão cultural conhecida no Brasil e exterior que tenha sido interrompida em 2009. E agora estamos retomando o salão e eu vejo a felicidade daqueles que são premiados, o estímulo que isso aqui é em relevar novos talentos, além de relevar novos talentos, oportunizar a abertura de mercado”, comentou.

premiação    Antonino Expedito dos Santos recebeu uma placa do governador Wellington Dias.

O homenageado na edição 2017, é o escultor Antonino Expedito dos Santos. Natural de Domingos Mourão, Mestre Expedito é hoje um dos maiores expoentes da arte santeira piauiense. Esculpe anjos, santos e cenas bíblicas. E recebeu uma placa do governador.

O evento prossegue até o dia 29 de outubro e integra a programação do aniversário do Piauí. No dia 19, a exposição estará aberta no shopping e contará com música ao vivo, uma boa opção de lazer no feriado.




Deixe seu comentário: