Geral Por: Victória Ribeiro Repórter 07 Nov 2017 17:58 Rede Piauí de Notícias

OAB-PI promove ato público contra o feminicídio no Piauí

Na oportunidade, as famílias das vitimas de feminicidio puderam falar sobre a proteção feminina


Ocorreu na tarde dessa terça (7) um Ato Publico contra o feminicidio, realizado pelas As Comissões da Mulher Advogada e de Apoio à Vítima de Violência da OAB-PI. Na oportunidade, as famílias das vitimas de feminicidio puderam falar sobre a proteção feminina diante do aumento dos crimes violentos no Piauí.

De acordo com a lei 13.104/15, os homicídios envolvendo mulheres são considerados feminicídios quando o crime envolve violência doméstica e familiar e menosprezo ou discriminação à condição de mulher. As motivações do feminicídio mais usuais são o ódio, o desprezo ou o sentimento de perda do controle e da propriedade do homem sobre a vítima do gênero feminino.

OAB/PI
OAB/PI (Foto: Site da OAB/PI)

Com a visão de trabalhar a educação e conscientização sobre a igualdade de gênero, a OAB abriu espaço para as manifestações da população, entidades representativas, sociedade organizada e civil.

O pai da jovem Camila Abreu, assassinada no ultimo dia 25 pelo namorado, o capitão da Polícia Militar, Allisson Watson., falou sobre a importância do evento. “Eu acho que chegou o momento das famílias de vitimas de suicídio se unirem em prol da causa, pois esta só aumentando os casos. Acho que todo mundo tem que se unir para combater esses casos qu estão aumentando no nosso estado. O Governador, a policia tem que se unir”, desabafou Jan Carlos, pai de Camila.

A presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/PI, Eduarda Mourão, falou sobre as medidas a serem tomadas para que haja uma melhor conscientização de todos. “Todos nós aqui temos direito de falar, falar a vontade, trazer sugestões para que nos possamos chegar às soluções. Uma delas sem dúvida alguma é a educação, é a conscientização sobre as mudanças das nossas leis, a mudança do nosso comportamento e praticas de machismo que vem se multiplicando e perpetuando que tem que acabar.”

A deputada Flora Isabel, que também esteve presente no evento, comentou sobre a evolução do Piauí em relação a outros estados. “Infelizmente, o Piauí hoje tem a maior taxa de feminicidio do Brasil.” E o que é feminicidio, é a mulher que é assassinada somente pela condição de ser mulher, então, enquanto o Piauí tem o maior índice, a maior taxa, por outro lado nos temos inúmeras politicas publicas, nos somos referencias do Brasil de prevenção e no combate a violência.” E conclui “Nos tivemos a primeira delegacia especializada de combate ao feminicidio, e com a lei de minha autoria criou a casa abrigo, que abriga mulheres vitimas da violência domestica, e temos policiais civis que são trabalhados para lidar com a questão da violência”, finalizou.

“O que o estado do Piauí tem feito é, a investigação, a prisão do culpado um inquérito bem feito, e entregue ao poder judiciário”. Explicou a vice-governadora do Estado ,Margarete Coelho.

Também estiveram presentes na reunião familiares de vitimas do feminicidio e a Vereadora Cida Santiago.




Deixe seu comentário: