Geral Por: Redação Rede Piauí Repórter 21 Dez 2018 09:34 Rede Piauí de Notícias

Obra da galeria do Torquato Neto deve começar após período de chuvas em Teresina

No último dia 9 deste mês, uma mulher morreu após ser levada pela correnteza das águas da chuva no residencial Torquato Neto.


A Prefeitura de Teresina divulgou que a licitação para a escolha da empreiteira responsável pela construção da galeria no residencial Torquato Neto, zona Sul de Teresina, está em andamento. Segundo o prefeito Firmino Filho, a obra deve começar logo após o período chuvoso. "Esperamos que a licitação se conclua para darmos início a essa obra logo após o inverno. Esse investimento basicamente resolve a fase mais crítica do problema de drenagem", declarou o prefeito. 

A situação no residencial Torquato Neto durante o período chuvoso é crítica e se prolonga há anos. No dia 09 de dezembro, uma mulher morreu durante enxurrada no residencial Torquato Neto. Ela foi arrastada pela correnteza e encontrada soterrada apenas no dia seguinte. No dia 17 de dezembro, um carro foi arrastado com um idoso dentro, mas a ação dos moradores conseguiu tirar o idoso do carro com vida.

De acordo com a Prefeitura de Teresina, o investimento será de R$ 70 milhões na primeira etapa do projeto. A Prefeitura elaborou o projeto e captou os recursos junto ao governo federal. Estão previstos 28 quilômetros de galeria. O prazo para conclusão da obra é de 20 meses. Também fazem parte do projeto a recuperação do pavimento de duas ruas desses bairros danificadas nos últimos períodos chuvosos.

Na segunda etapa serão implantados mais 18 quilômetros de galeria. Nestes 46 quilômetros totais serão construídos quatro grandes reservatórios. A galeria passará pelo Polo Industrial Sul, Torquato Neto e Portal Alegria, beneficiando mais de 8.300 famílias. Os reservatórios funcionarão como uma espécie de piscinões durante as cheias para conter água e liberar em um fluxo menor, evitando inundações. Essas estruturas vão ser abertas, porém gradeadas e com urbanização ao redor, com pista de skate, academia popular, espaço de convivência, bicicletário, estacionamento, quiosque e paisagismo, evitando que fique uma área inutilizada durante a maior parte do ano. 

O prefeito Firmino Filho também afirma que o problema de drenagem na região surgiu após a construção de residenciais do Minha Casa, Minha Vida sem as devidas obras de galeria. "A Prefeitura assumiu para si o dever de acabar com esse problema. O investimento é muito alto e por isso fomos à Brasília atrás dos recursos. É importante observar ainda que essa é uma questão devidamente judicializada para que possamos ao longo do tempo apurar as responsabilidades e penalizar os responsáveis por gerar um problema dessa magnitude que não existia", finalizou o prefeito Firmino Filho.

residencial torquato netoObra da galeria do Torquato Neto deve começar após período de chuvas em Teresina. Foto: MPPI



Deixe seu comentário: