Cultura Por: Pedro H. Santiago Repórter 09 Dez 2017 18:01 Rede Piauí de Notícias

Documentário sobre Torquato Neto será lançado hoje

O filme conta com músicas de Torquato, interpretadas por grandes artistas do cenário nacional


O poeta teresinense Torquarto Neto terá um filme/documentário contando um pouco de sua história e sua obra, sendo lançado nesta segunda-feira,11, no Teatro 4 de Setembro. "Torquato Neto - Todas as horas do fim" é o segundo filme do produtor e pesquisador musical, Marcus Fernando.

O documentário mostrar o "Anjo Torto" como sendo o protagonista, a a partir da fala de outros personagens. Ao longo de quase dois anos para editar o documentário, Fernando, selecionou 26 textos da autoria de Torquato Neto, que permite contar a sua história. Foram poemas escritos em coluna de jornal, cartas para amigos e parentes e trechos de diários.

Torquato Neto
Além dos textos, o filme conta com músicas de Torquato, interpretadas por grandes artitas do cenário nacional como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Edu Lobo, Jards Macalé, Elis Regina. Músicas como Geleia Geral, Mamãe, coragem e Let's play that fazem parte da trilha sonora.

Uma das grandes dificuldades de Marcus Fernando foi encontrar materiais filmados em que Torquato apareça, e áudios, que por acaso, um radialista sabendo da gravação do filme, conseguiu localizar um rolo de gravação e ceder ao diretor. Depois de 45 anos após a sua morte, a voz de Torquato será ouvida novamente.

O filme conta com depoimentos de amigos que conviveram com o poeta e jornalista em diversos lugares, como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Tom Zé, Jorge Salomão, entre outros.

O ESTREANTE MARCOS FERNANDO NO CINEMA

O filme conta com a direção de Marcus Fernando que lançou nos cinemas, em 2017, o documentário "Crônicas da demolição", além de roterizar o curta "A dama do Estácio", com Fernanda Montenegro, que foi premiado.




Deixe seu comentário: