Cultura Por: Redação Rede Piauí Repórter 29 Mar 2018 12:13 Rede Piauí de Notícias

Semana Santa: Oeiras e Floriano realizam as maiores manifestações religiosas do Piauí

A Paixão de Cristo de Floriano e a Procissão do Fogaréu, em Oeiras, atraem milhares de turistas para estes dois municípios do interior piauiense


crop semana santa 2

O Piauí é um dos estados brasileiros em que a religiosidade é marca registrada do seu povo. Com uma população de católicos estimada em 85%, segundo o senso 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Piauí continua sendo o estado mais católico do Brasil. Durante a Semana Santa, várias manifestações são realizadas em diversos municípios piauienses com destaque para Oeiras e Floriano, onde as demonstrações de fé atraem milhares de turistas de todas as partes do Brasil.

Em Floriano, a 240 km da capital, a encenação da Paixão de Cristo atrai uma multidão de pessoas para acompanhar a passagem de Cristo pela terra no segundo maior teatro a céu aberto do país. Este ano, as apresentações acontecerão nesta sexta-feira (30) e no sábado (31), sempre a partir das 20h, no Teatro Cidade Cenográfica de Floriano, com entrada franca. A Paixão de Cristo de Floriano é realizada pelo grupo Escalet e tem o apoio do Governo do Estado do Piauí, da Prefeitura de Floriano, dentre outros patrocinadores. O espetáculo contará com a participação dos atores globais Solange Couto, Felipe Simas, Carlos Vereza e Zezé Motta. O Teatro Cidade Cenográfica fica localizado na Rodovia PI 05, n° 2747, no bairro Santa Rita, em Floriano. 30 mil pessoas devem assistir ao espetáculo.

Paixão de Cristo de Floriano
                                             Encenação da Paixão de Cristo de Floriano. (FOTO: Rede Globo)

Em Oeiras, a primeira capital do Piauí, também acontecem diversas manifestações, sendo a principal delas a Procissão do Fogaréu. Todos os anos, a procissão acontece na quinta-feira (29), sendo realizada somente por homens que percorrem as ruas de Oeiras segurando tochas de fogo, encapuzados, para lembrar o momento em que Jesus Cristo era perseguido por soldados romanos. Tradicionalmente, a iluminação da cidade é apagada, sendo iluminada apenas pelas tochas carregadas durante a caminhada. As mulheres acompanham das calçadas ou de cima dos sobrados. Anualmente cerca de 10 mil homens participam. Além da procissão, várias outras atividades acontecem em uma extensa agenda promovida pela Diocese de Oeiras em parceria com a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado do Piauí. 

Procissão do Fogaréu, em Oeiras.
                                                       Procissão do Fogaréu de Oeiras. (FOTO: Cidade Verde)

Além de Oeiras e Floriano, outros municípios também registram manifestações de religiosidade no Piauí. Na capital, o Teresina Ressuscita com Cristo, realizado, tradicionalmente, no Domingo de Páscoa também reúne uma multidão de fiéis para comemorar a ressurreição de Cristo com celebrações e uma caminhada pelas ruas do Centro. 

Reportagem de Ryan Andrade, sob supervisão de Pedro Henrique Santiago




Deixe seu comentário: