Polícia Por: Redação Rede Piauí Repórter 24 Ago 2017 18:03 Rede Piauí de Notícias

Operação realiza transferência de 73 presos da Casa de Custódia

Operação Immediatu culminou também na apreensão de 12 celulares, 72 armas perfurantes, 62 pilhas e uma quantidade mínima de entorpecentes.


A Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus), em conjunto com as Forças de Segurança do Estado, desencadeou nesta tarde de quinta-feira (24) a segunda fase da Operação Immediatu, que tem como alvo o combate a motins e crimes dentro dos presídios. 73 internos da Casa de Custódia foram transferidos logo após o término da vistoria realizada em toda unidade durante a manhã.

 Os detentos transferidos da unidade prisional foram identificados como perturbadores da ordem na Casa de Custódia e suspeitos de incitarem o motim do último domingo (20) bem como possuírem ligações com crimes que estão sendo investigados pela Sejus, pela Secretaria de Segurança e pela Polícia Civil.

Além da identificação e transferência de detentos envolvidos nos motins, a Operação Immediatu culminou também na apreensão de 12 celulares, 72 armas perfurantes, 62 pilhas e uma quantidade mínima de entorpecentes.

“Estávamos investigando e durante a operação separamos, isolamos e agora transferimos esses detentos para outras unidades de momo a desarticular seus atos criminosos e garantir a ordem no sistema”, afirma o gerente da Casa de Custódia, tenente Jean Carlos Bezerra.

Presos sendo transferidos da Casa de Custódia
Presos sendo transferidos da Casa de Custódia Foto: Divulgação Sejus

O secretário de Justiça, Daniel Oliveira, pontuou que a transferência tem como objetivo principal enfraquecer e impossibilitar articulações de possíveis grupos criminosos dentro do presídio. “Transferimos os presos e vamos separá-los em penitenciárias, de modo a anular as chances de amotinamento”, explica o gestor.

Entenda

A Operação Immediatu foi deflagrada pela Sejus com a ajuda da Secretaria de Segurança em contra resposta aos distúrbios que tem acontecido na Casa de Custódia de Teresina no começo desta semana. Mais de 100 homens da Polícia Militar e Polícia Civil trabalharam na vistoria geral, que ocorreu ao mesmo tempo em todos os pavilhões da unidade. Bope, Rone, Tropa de Choque, Canil, Cavalaria, Força Tática e Comando de Operações Prisionais realizaram a operação.

A Operação Immediatu foi realizada associadamente com a Operação Coerção, da SSP. Esta segunda operação aconteceu nas ruas de Teresina e teve como resultado a prisão de suspeitos de incendiarem veículos na Capital e praticarem outros crimes. Uma investigação ainda está em andamento para identificar todos os pontos relativos às ocorrências.

Com informações de Maria Clara Estrêla do Portal Odia




Deixe seu comentário: