Política Por: Redação Rede Piauí Repórter 27 Ago 2018 11:48 Rede Piauí de Notícias

Pesquisa: Wellington Dias tem quase 55% das intenções de voto em Piripiri

Esta é a cidade em que o governador obteve melhor desempenho nas pesquisas até agora.


Entre as cidades pesquisadas pelo Instituto Data AZ e com resultados divulgados até agora, Piripiri é aquela em que o governador, candidato à reeleição, obteve o melhor desempenho. Em sondagem estimulada, em que os nomes dos candidatos são citados para o entrevistado, o petista aparece com 54,94% das intenções de voto, contra somente 7,95% de Luciano Nunes (PSDB) e 6,75% de Dr. Pessoa (Solidariedade), tecnicamente empatados no segundo lugar.

Elmano Ferrer, do Podemos, aparece com 1,45% das intenções de voto, enquanto há 28,43% de eleitores indecisos ou que vão votar nulo e branco.

Pesquisa

Pesquisa Data AZ. 

Na sondagem espontânea, em que os nomes dos candidatos não são mencionados para o entrevistado, registra-se também a maior vantagem nesse tipo de avaliação para Wellington Dias entre as cidades até aqui com resultados divulgados pelo Data AZ. O governador tem 33,25% das intenções de voto – quase dez vezes mais que o índice obtido por Luciano Nunes, de 3,86%. Dr Pessoa aparece em terceiro com 1,20%.

Somam 58,07% os eleitores indecisos em Piripiri em sondagem espontânea, com 3,13% de nulos e branco, o que aponta para 61,20% de eleitores sem candidato a governador.

Nenhum outro postulante ao governo do Piauí consegue mais que um ponto percentual das intenções de votos em Piripiri nas sondagens estimulada e espontânea.

Segundo turno

Em eventual segundo turno, cresce a vantagem de Wellington Dias sobre os dois adversários mais fortes na disputa.

Se fosse para um segundo turno com o candidato do Solidariedade, Wellington venceria Dr. Pessoa em Piripiri com ampla vantagem: 57,11% contra 13,73%. E se registraria um índice pequeno de eleitores sem candidato: 29,16%.

Se o segundo turno fosse entre o petista e o tucano, o desempenho de Wellington seria ainda melhor, com placar de 59,08% para Wellington Dias e 12,77% para Luciano Nunes. Eleitores sem candidato somariam mais que as intenções de voto do petista: 29,16%.

Wilson Martins e Marcelo Castro empatados na corrida pelo Senado em Piripiri

Com 10,60% das intenções de voto, Wilson Martins (PSB) está empatado com Marcelo Castro no primeiro lugar na corrida ao Senado em Piripiri. O candidato do MDB tem 9,76%. Na terceira posição, Frank Aguiar aparece com 7,23%, o que significa também um empate técnico com os dois primeiros.

O senador Ciro Nogueira (Progressistas) surge em quarto lugar, com 5,90%, o que leva a um empate técnico dentro dessa margem (4,80%) com Frank Aguiar e no limite dela com Marcelo e Wilson Martins.

Robert Rios (DEM), com 4,22%, também surge empatado tecnicamente dentro e no limite da margem de erro com Frank Aguiar e Ciro Nogueira.

São citados ainda com mais de um por cento das intenções de voto os candidatos Antônio José Lira (PSL) e Gervásio Santos, ambos com 1,45%.

Somam 53,13% os eleitores de Piripiri sem candidato a senador (indecisos, nulos e brancos).

Ficha técnica da pesquisa

Número de entrevistas – 415, das quais 332 na zona urbana e 83 na zona rural.

Data da realização – 14 de agosto de 2018.

Margem de erro – 4,8% para mais ou para menos.

Realizador e contratante: Instituto Data AZ

Registro na Justiça Eleitoral – PI-08618/2018 e BR-03901/2018

Com informações de Data AZ e Portal o dia.




Deixe seu comentário: