Polícia Por: Redação Rede Piauí Repórter 13 Set 2017 18:06 Rede Piauí de Notícias

PF e CGU cumpre mandados contra grupo que fraudava licitações

A investigação tem como finalidade desmontar organização criminosa especialista em fraudes em licitação e no desvio de verbas públicas


A Polícia Federal está executando mandados no estado do Piauí e Ceará, hoje (13/09), durante os trabalhos da Operação Fraternidade, realizada pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU). A investigação tem como finalidade desmontar organização criminosa especialista em fraudes em licitação e no desvio de verbas públicas, com atuação em várias cidades do Ceará e em outros Estados.

Em nota, o ministério confirma que foram verificadas irregularidades, em relação à destinação de recursos da união e dos municípios. São verbas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate) e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

"A operação teve início a partir de levantamento realizado pela CGU, que constatou irregularidades cometidas por um grupo de empresas em municípios dos dois Estados. De acordo com as investigações, o esquema chegou a possuir vínculos dezenas de pessoas jurídicas, das quais 68 receberam pagamentos de 171 municípios cearenses da ordem de R$ 380.604.801,70, entre janeiro de 2002 e março de 2013", declara a CGU.

A organização utilizava empresas controladas em conjunto, em revezamento, para ganhar licitações e adquirir dinheiro público, sem chamar atenção das autoridades.

A Polícia Federal está cumprindo mandados no Piauí e no Ceará
A Polícia Federal está cumprindo mandados no Piauí e no Ceará. Foto:Flickr/Polícia Federal

Foram analisadas, nas investigações, ocorrências de superfaturamento na realização dos contratos, casos de falsificação de documentos, lavagem de dinheiro, múltiplos elos societários entre as empresas e utilização de pessoas jurídicas de fachada e de pessoas interpostas em contratações públicas proporcionado por prefeituras.

Ao total são nove mandados de prisões 12 de condução coercitiva, 24 de busca e apreensão, e também sete mandados de intimação emitidos pela Autoridade Policial. atuam em cooperação com 148 policiais federais e sete auditores da CGU.

Da Redação RPiauí




Deixe seu comentário: