Piauí Por: Ryan Andrade Repórter 19 Mai 2018 09:08 Rede Piauí de Notícias

Piauí tem a 3° maior taxa de analfabetismo do Brasil, diz Pnad

Taxa de analfabetos é maior entre pessoas negras e pardas.


Um levantamento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgado nesta sexta-feira (18) pelo IBGE, revelou que a taxa de analfabetismo no Piauí entre pessoas de 15 anos ou mais de idade caiu 0,6% entre os anos de 2016 e 2017, no entanto o Estado ainda tem umas das piores taxas de analfabetismo do Brasil (16%) ocupando a antepenúltima posição entre todas as unidades federativas. 

analfabetismo

De acordo com o mesmo estudo, os Estados do Rio de Janeiro (2,5%), o Distrito Federal (2,5%) e São Paulo (2,6%) foram os que apresentaram as menores taxas de analfabetismo do país. 

Apesar da elevada taxa, dois outros Estados estão numa situação pior que a do Piauí. O Alagoas possui 18,2% de analfabetos e o vizinho Maranhão tem 16,7%. 

A pesquisa mostrou também que os maiores índices de analfabetismo estão entre as pessoas que se declararam pretas ou pardas, sendo maior 47,1% a mais que entre pessoas declaradas brancas. 

Outro quesito levantado pela pesquisa mostrou que em 2017 os piauienses tinham em média 7,4 anos de estudo entre pessoas de 25 anos ou mais de idade. No entanto, o Estado apresentou a terceira menor média de anos de estudos do país em 2017, só superando Alagoas (com 71,1 anos) e o Maranhão (com 7,2anos). A unidade da federação com a maior média de anos de estudos é o Distrito Federal, com 11,4 anos. 




Deixe seu comentário: