Educação Por: Redação Rede Piauí Repórter 12 Nov 2018 15:00 Rede Piauí de Notícias

Piauí bate recorde de presença nos dias de provas do Enem 2018

Os 119.379 inscritos no estado, 93.832 compareceram aos locais de prova neste domingo (11).


Pelo terceiro ano consecutivo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a taxa de ausentes no Piauí é a menor do Brasil, registrando 21,4% de abstenção no segundo domingo de provas. Os estudantes piauienses também compareceram em massa no primeiro dia, quando a taxa de ausentes foi de apenas 18,5%, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame.

Segundo os dados divulgados pelo instituto este ano, dos 119.379 inscritos no Piauí, 93.832 compareceram aos locais de prova neste domingo (11) e apenas 25.547 faltaram. Em todo o Brasil, mais de 5,5 milhões de pessoas se inscreveram e mais de 1 milhão faltou. Depois do Piauí, a menor taxa foi da Paraíba, com 24,7% de faltosos. A maior quantidade de abstenções foi registrada no Amazonas, 37,5% dos inscritos. Mesma ordem do primeiro dia de provas.

faltosos no enem dados das UF

“Essa é a taxa dos ausentes do primeiro e segundo dia de prova. A taxa de abstenção só vai ser calculada depois da aplicação do Enem PPL (Pessoas Privadas de Liberdade), que será realizada em dezembro”, destacou a diretora do Inep, Maria Inês, durante coletiva de imprensa.

O superintendente de Ensino Superior da Seduc, Ellen Gera, explica que já era esperado que a abstenção do segundo dia fosse maior que a do primeiro. “Muitos alunos acabam desistindo de fazer a segunda prova e, obviamente, quem não fez a primeira, geralmente não comparece também à segunda”, relata o gestor.

Pelas informações que chegaram das gerências regionais, para a grande maioria dos estudantes do Piauí que foram às provas hoje, o dia foi tranquilo. Relatos apontam apenas problemas de energia em um local de aplicação de José de Freitas e outro em Picos. Entretanto, os alunos seguiram com as provas.

O Samu também esteve a postos hoje atendendo a chamados de pessoas que passaram mal durante a aplicação. A Secretaria de Estado da Segurança registrou também algumas situações de tentativa de furto de veículos.

“Do mais, estamos terminando o Enem de forma tranquila, para a dimensão que é a prova”, completa o superintendente de Ensino Superior.

Seduc

De acordo com o secretário de Estado da Educação do Piauí, Helder Jacobina, chegar até o ponto de aplicação das provas tem se mostrado mais fácil no Piauí do que em outras unidades da federação. O estado com a maior taxa de presença nas edições de 2016, 2017 e 2018 do Enem.

“Este ano, mais uma vez, conseguimos garantir o Passe Livre, para que mais de 6 mil alunos da rede pública estadual de Teresina chegassem aos seus locais de prova. No Piauí, temos aplicação do exame em apenas 32 municípios, dos 224, então, a logística de descolamento é maior. Aproveito para agradecer o esforço das gerências regionais, que no interior,  articularam junto às empresas que realizam o transporte dos alunos e garantiram essa parceria, novamente, durante os dias de Enem deste ano. Não tenho dúvida que esse esforço influencia diretamente no percentual de estudantes presentes à prova", lembra o gestor.

Segundo o secretário, as ações do Pré-Enem Seduc, que oferece também revisões de auditório em Teresina e no interior, aplicativo com vídeo aulas, simulado comentado e correção online da redação e o Passe Livre deram mais segurança aos estudantes para fazer o exame.

 




Deixe seu comentário: