Saúde Por: Redação Rede Piauí Repórter 23 Ago 2017 11:47 Rede Piauí de Notícias

Piauí diminui casos de dengue e aumenta números de chikungunya

A Secretaria lançou uma nota aos gestores dos municípios alertando para medidas mais rígidas no combate ao mosquito


O Estado do Piauí reduziu de 12,5% nos casos de dengue, neste mesmo período em 2016. Do início de janeiro a 17 de agosto deste ano, foram 4.262 casos encontrados em 120 municípios.

Nos casos de chikungunya, 4.255 casos, em 88 municípios, relatou um aumento de 119,7% em relação ao ano de 2016 neste mesmo período. Os maiores números de chikungunya registrado nas cidades de Cajueiro da Praia (1691,0), São Raimundo Nonato (1485,0), Luis Correia (768,0) e Arraial (663,8).

dengue
Cidade com maior numero de chikungunya no Estado / Foto: Internet

O que se explica para a diminuição da dengue e a elevação da chikungunya, a dengue está a mais tempo instalada "então as pessoas adoeceram por um dos quatro tipos de vírus da dengue, nunca mais adoece por aquele vírus, mesmo que aquele vírus esteja circulando a pessoa já está imune. Enquanto que a chikungunya é uma doença mais recente, que se instalou há pouco mais de dois anos no Piauí, então toda população está vulnerável a adoecer pela chikungunya", informa o epidemiologista Inácio Lima.

A Sala Estadual de Coordenação e Controle das Ações de Enfrentamento à Microcefalia, emitiu ofícios aos principais gestores municipais, onde orientou para medidas intensivas de combate ao vírus e destacou a importância das notificações dos dados.

Segundo Inácio Lima, o Piauí entra com apoio técnico, supervisiona e complementa as atividades que os municípios não podem fazer, com equipamentos como o carro fumacê. "O estado está providenciando de forma imediata o reestabelecimento funcional desses veículos. O trabalho nesses locais que tem alta incidência de casos não pode parar até que a situação se reestabeleça", informa.

Informações Governo do Piauí




Deixe seu comentário: