Economia Por: Thiago Andrade Repórter 06 Set 2017 18:42 Rede Piauí de Notícias

Piauí é destaque na abertura de novas empresas

Um grande desafio para as novas empresas que se instalam no estado e tenham sucesso é a mão de obra qualificada


Desde muito tempo a abertura de novas empresas é destaque na economia local, apenas nos últimos dez anos foram estabelecidas no Piauí 18 mil empresas, neste ano de 2017 entre janeiro e julho foram abertas 12.893 novas empresas registradas. No mês de maio deste ano, os microempreendedores individuais somaram 77% das empresas abertas, números que elevam a economia do estado.

Segundo a Presidente da junta Comercial do Piauí, Auzenir Porto, ‘’enquanto vários estados da Federação estão sofrendo com a Redução de empresas, o que acontece em todo País, nosso estado está crescendo’’ afirma.

Para que mais empresas passem a investir no Estado o secretário de desenvolvimento econômico, Aluisio Sampaio, disse que vem procurando melhorar o ambiente de negócios e buscando realizar investimentos nas áreas de maior potencialidade. ’’ estamos bem animados com os investimentos no setor da saúde e no setor da tecnologia. ’’ declara.

Um grande desafio para as novas empresas que se instalam no estado e tenham sucesso é a mão de obra qualificada. Pesquisas indicam que muitos jovens têm conseguido oportunidades através de programas sociais. A qualificação deve ser permanente. Um erro comum cometido por quem consegue logo o emprego pode lhe custar a estabilidade do trabalho ou mesmo uma oportunidade melhor: a acomodação. Depois de iniciar o trabalho, param de buscar novos cursos. E passam a apostar muito na experiência, esquecendo que o mercado exige uma qualificação mínima cada vez maior.

foram estabelecidas no Piauí 18 mil empresas, neste ano de 2017
Foram estabelecidas no Piauí 18 mil empresas, neste ano de 2017 Foto:portalojornal

Uma das grandes dicas de especialistas para quem busca graduação antes de seguir atrás do emprego é ponderar entre cursos de nível superior e de nível técnico. Ele garante que o curso superior é muito importante, como se fosse o "básico" antigamente. Mas um emprego que paga melhor pode ser mais fácil para o técnico. "Nível técnico tem mais possibilidade de conseguir vaga. E com melhor salário", conta.




Deixe seu comentário: