Piauí Por: Redação Rede Piauí Repórter 26 Set 2018 18:04 Rede Piauí de Notícias

Piauí é o estado com maior número de cidades a receber apoio das Forças Federais durante as eleições

122 cidades do Piauí vão receber apoio do exército.


Na sessão administrativa da última terça-feira (25), os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovaram requisições de tropas federais para atuar durante as eleições nos estados do Pará (60 localidades), Amazonas (26), Mato Grosso (19) e Tocantins (12). Também foi autorizado o envio de militares para novas localidades do Piauí (10), estado que já havia solicitado o apoio para parte de seus municípios. Ao todo, o Piauí vai receber apoio em 122 cidades. 

Outros 14 municípios piauienses ainda aguardam aprovação dos pedidos de tropas federais, são eles: Paes Landim, Itainópolis, Isaías Coelho, Vera Mendes, Oeiras, Santa Rosa do Piauí, Cajazeiras do Piauí, São Miguel do Fidalgo, São Francisco do Piauí, São João da Varjota, Colônia do Piauí, Uruçui, Antônio Almeida, Porto Alegre do Piauí.

Os pedidos foram formulados pelos juízes das respectivas Zonas Eleitorais nos estados com a finalidade de garantir a normalidade da eleição, o livre exercício do voto e o bom andamento da apuração dos resultados. A medida é prevista no inciso XIV do artigo 23 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/65).

As solicitações aprovadas pelo TSE na sessão desta terça serão encaminhadas ao Ministério da Defesa, órgão responsável pelo planejamento e execução das ações empreendidas pelas Forças Armadas.

Anteriormente, a Corte Eleitoral já havia determinado o envio de tropas federais para 370 localidades de sete estados: Mato Grosso do Sul (4 localidades), Ceará (5 localidades), Acre (11 localidades), Maranhão (72), Piauí (112), Rio de Janeiro (69) e Rio Grande do Norte (97).

No dia 1º de outubro, às 10h, o comandante-geral das tropas do Exército no Piauí e Ceará, General Cunha Mattos, se reunirá com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, Des. Sebastião Ribeiro Martins, para apresentar detalhes do plano de segurança e atuação das tropas federais no pleito.

plenário TSEPiauí é o estado com maior número de cidades a receber apoio das Forças Federais durante as eleições



Deixe seu comentário: