Tecnologia e Inovação Por: Ryan Andrade Repórter 08 Jun 2018 10:52 Rede Piauí de Notícias

Piauí ganha Organização Social de Tecnologia da Informação e Comunicação

Um dos objetivos da Cajuína Tech é fomentar o ecossistema de tecnologia e comunicação do Piauí, promovendo ações para fortalecer as empresas e órgãos públicos


Na última quarta-feira (06), o Estado do Piauí ganhou a primeira Organização Social de Tecnologia da Informação e Comunicação. A Cajuina Tech é uma organização composta por cerca de 80 empresários da área de tecnologia da informação e comunicação, e órgãos do Estado. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Piauí na quarta-feira (07).

Um dos objetivos da Cajuina Tech é fomentar o ecossistema de tecnologia e comunicação do Piauí, promovendo ações para fortalecer as empresas e órgãos públicos ligados à área, com o intuito de melhorar a vida das pessoas. 

O presidente da O.S, Ney Paranaguá falou da importância da criação desta organização para o estado. "É um momento importante, o Piauí deve ter uma oportunidade nessa economia do século 21 para a área de tecnologia. A associação vai congregar todos os esforços para construirmos uma economia mais forte, mais pugante para o estado e principalmente mostrar para as pessoas que elas podem ser beneficiadas com esta área.", disse o presidente da Organização Social.

Ney Paranaguá
 A Cajuina Tech vai buscar apoiar entidades parceiras, incubadoras e aceleradoras tecnológicas / Foto: Iraildon Mota


Ney ainda reforçou que a Cajuina Tech vai abrir um horizonte maior de oportunidades com a possibilidade de fluxo de conhecimento, informação e até oportunidades de negócios. "O Piauí cada vez mais está sendo um destino regular de empresas mais importantes na área de tecnologia, que nos reconhecem como um potencial enorme na área de tecnologia, inclusive com investimentos, dinheiro.", concluiu o empresário.

Para Thiago Carvalho, superintendente de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico do Piauí (Sedet), o surgimento da OS vai poder auxiliar no desenvolvimento da educação tecnológica no estado, incentivando as pessoas a buscar o conhecimento. "Vamos colocar o Piauí no mapa de inovação tecnológica, impactando os nossos jovens, com empregos e oportunidades que o mercado não lhes oferece. Com o surgimento desse ecossistema de inovação tecnológica vai sim nos colocar em um outro patamar.", disse o representante da Sedet.

Thiago - cajuina tech
Para Thiago Carvalho, a Cajuina Tech vai incrementar o desenvolvimento e potencialidade que o estado tem na área tecnológica / Foto: Iraildon Mota

Já o vice-presidente da Câmara Setorial de Tecnologia do Piauí, Higo Matos, disse que o surgimento da Cajuina Tech é uma necessidade que os empresários e representantes da área tinham e pela qual vinham lutando há bastante tempo. "Ter uma organização como a Cajuina Tech e isso vai nos auxiliar na execução dos planos que há tantos anos vem trabalhando e lutando, então isso é uma ação coletiva.", concluiu Matos. 

Igor - Cajuina Tech
A Câmara Setorial de Tecnologia acredita que as empresas da área irão se desenvolver mais / Foto: Iraildon Mota

A Cajuina Tech é uma Organização Social, criada baseada na mesma Lei que criou o CEIR. Juridicamente legalizada, dirigida ao ensino, à pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico e à prestação de serviços sociais, conforme estabelece a Lei Ordinária n° 5.519 de 13 de dezembro de 2005, sancionada pelo Governo do Estado do Piauí.  




Deixe seu comentário: