Saúde Por: Redação Rede Piauí Repórter 22 Mar 2018 16:09 Rede Piauí de Notícias

Piauí tem 831 casos de tuberculose diagnosticados

51 dos casos de tuberculose são de coinfecção com HIV


Ilustração Internet

Mesmo com a redução de 18% na incidência de novos casos de tuberculose no Piauí nos últimos anos, o número de pessoas que estão infectadas atualmente ainda é elevado, são 831 pessoas que tem a doença no Piauí, dentre elas, 51 são de coinfecção com o HIV.

O Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde recomendou que os municípios trabalhem ações para fortalecer a atenção as pessoas com tuberculose. A supervisora de tuberculose, Ivone Venâncio, falou sobre a importância de tratar precocemente os casos. “Há uma redução nos casos de tuberculose, porém, os municípios ainda precisam reforçar a busca ativa. É importante que os casos sejam tratados precocemente, e que haja a subnotificação dos casos. Nesse contexto, o Estado vai realizar um Fórum de Tuberculose e Hanseníase, nos dias 25 e 26 de abril, para trabalhar a busca ativa dessas doenças e reforçamos esse trabalho de busca precoce dos casos”, explicou a supervisora.

Ivone Venâncio também comentou que um dos principais problemas é o abandono do tratamento pelo paciente, que gera resistência ao medicamento. “Após a melhora clínica, os indivíduos acreditam erroneamente que já estão curados, mas o tratamento completo é de seis meses, o que pode ser muito perigoso”, esclareceu Ivone.




Deixe seu comentário: