Polícia Por: Redação Rede Piauí Repórter 24 Nov 2017 11:04 Rede Piauí de Notícias

Piauí tem redução em todos os índices de violência

Os dados são compilados pelo Núcleo de Estatísticas e Análises Criminais (NUCEAC)


O levantamento mensal realizado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública apontou queda em todos os índices de criminalidade no mês de outubro no Piauí. Os dados são compilados pelo Núcleo de Estatísticas e Análises Criminais (NUCEAC) através dos casos registrados no Sistema de Boletim de Ocorrência (SISBO).

A maior queda foi apontada nos crimes violentos letais e intencionais (CVLI’s) em Teresina com o percentual de 28,13%. Em outubro do ano passado foram 32 ocorrências contra 23 no mesmo período de 2017. O CVLI inclui homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte, feminicídio, estupro seguido de morte e latrocínio. No interior do Piauí a redução quanto aos crimes violentos caiu 13,79%. Considerando todo o Estado o decréscimo é de 21,31%.

Em relação ao índice de roubos em Teresina, a diminuição chegou a 13,67% com 1.785 casos contabilizados em outubro de 2016 contra 1.541 esse ano. Já os roubos de veículos na capital piauiense caíram 8,81% .

O secretário Fábio Abreu avalia que o resultado positivo está ligado a intensificação de operações com a efetuação de prisões. “A cada mês avaliamos os números traçamos nossas ações. Em outubro já entramos no ritmo de final de ano com ações para coibir o crime. Estamos planejando novas medidas para também reduzirmos a violência nos meses de novembro e dezembro”, destacou.

Fabio Abreu
Secretário de Segurança Pública Fábio Abreu. (Foto: Reprodução)

Balanço de janeiro a outubro

Considerando os dez primeiros meses do ano, o Piauí também registrou queda em quase todos os índices avaliados. Nos casos de CVLI em Teresina a redução foi de 10,16%. No interior do Estado houve um pequeno aumento de 0,37%. Já nos casos de roubos e roubos de veículos na capital, o decréscimo foi de 3,54% e 9,95% respectivamente.

“Essa queda reflete uma tendência observada desde o inicio do ano. O registro é nos índices mais importantes de violência. Esse é um trabalho que a Secretaria faz com monitoramento diário envolvendo uma equipe de policiais e técnicos administrados especializados em análise criminal. Todo esse cuidado não é para vender uma imagem positiva e sim para dar transparência ao cidadão”, avalia o coordenador do NUCEAC, delegado João Marcelo Brasileiro.

A Secretaria de Segurança Pública ressalta a importância da população fazer o registro do boletim de ocorrência nos distritos para evitar a subnotificação de crimes. “Nós precisamos que os cidadãos façam esse registro porque a partir disso fazemos a prevenção da violência”, ressalta o secretário Fábio Abreu.
 




Deixe seu comentário: