Saúde Por: Redação Rede Piauí Repórter 25 Fev 2019 08:29 Rede Piauí de Notícias

Piauí vai implantar centro de simulação médica em parceria com a Alemanha

A Alemanha já assegurou aproximadamente 500 mil euros para o intercâmbio profissional.


Uma colaboração entre a rede de Urgência e Emergência da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) e o Hospital Berlim de Unfallkrankenhaus (UKB), referência na Europa, intermediada pela ProBrasil, irá qualificar profissionais e acadêmicos das áreas médicas de trauma e cardiologia em um centro de simulação realista em saúde. O assunto foi debatido em reunião no último sábado (23), entre o governador Wellington Dias e o coordenador estadual de Urgência e Emergência, Telmo Mesquita. 

A política de intercâmbio vai amparar e modernizar o atendimento e os serviços de resgate a vítimas de acidentes de trânsito. Instituições de referência na área a universidade de medicina de Greifswald (UMG) e a Klinikum Ernst von Bergman (EvB) fazem parte da rede alemã que vai colaborar com o centro de simulação realista.

“Já tivemos duas videoconferências com a universidade de Greifswald e o UKB, um dos maiores hospitais da Europa, localizado em Berlim. Iremos para nossa terceira videoconferência nesta segunda (25)”, informou Telmo Mesquita.

A Alemanha já assegurou linha de financiamento humanitário de aproximadamente 500 mil euros. “O objetivo é estabelecer um centro de treinamento que cubra todas as áreas do atendimento hospitalar, em manejo e tratamento do trauma e cardiologia”, explica Wellington Dias.

Lançando mão de teleconferências e telecirurgias, o centro funcionaria em conjunto com o SAMU, compartilhando a mesma estrutura. Dentre os hospitais colaboradores estão o HUT, São Marcos (HSM), Hospital de Teresina, Hospital Universitário e SAMU. Universidades públicas como a UFPI e a Uespi também estão entre as instituições que participarão do intercâmbio. O HCor de São Paulo também deverá se integrar à parceria para o intercâmbio na área de cardiologia.

Hospital Berlin de UnfallkrankenhausHospital Berlin de Unfallkrankenhaus. (Divulgação)



Deixe seu comentário: