Polícia Por: Redação Rede Piauí Repórter 25 Ago 2017 15:49 Rede Piauí de Notícias

Pipeiros são presos por suspeita de fraudar operação Carro-pipa

Os suspeitos envolvidos são do município de Curral Novo e deveriam buscar água na cidade Jaicós


Dois pipeiros suspeitos de fraudar a operação Carro-Pipa, programa do governo federal, foram autuados em flagrante. Os equipamentos usados para supervisionar os caminhões foram achados em motocicletas.

Os suspeitos envolvidos são do município de Curral Novo e deveriam buscar água na cidade Jaicós. Os Módulos Embarcados de Monitoramento, uma espécie de GPS, são montados para assegurar que os pipeiros obedeçam ao contrato.

"O contrato deles foi assinado em junho e as denúncias chegaram até nós em julho. Então, montamos equipe e com apoio das polícias Militar e Civil constatamos as irregularidades. Em uma única moto encontramos três módulos que são de três pipeiros diferentes. Eles tiraram o equipamento do carro-pipa e colocaram na moto para burlar o programa. A gente se esforça para não deixar ninguém sem água, mas infelizmente ainda há casos assim", afirma o coronel.

 Somente para estes três meses, o Exército cadastrou 561 pipeiros que trabalham em 60 municípios, levando água para 200 mil pessoas. A água é retirada em mananciais creditados para garantir a potabilidade para o consumo das pessoas.

"Credenciamos os mananciais justamente para garantir água potável, de qualidade. Os mananciais são indicados pelas prefeituras. A partir da indicação, nós solicitamos as prefeituras que providenciem um laudo de potabilidade para o consumo humano. Assim que recebemos o laudo, vamos ao local para também fazer a comprovação", declara o comandante.

 Depois da suspeita de fraude, os equipamentos serão desativados. Após o procedimento do inquérito policial será aberto processo para afastar do programa os suspeitos.

"O contrato é pegar água no manancial autorizado e levar para as cisternas. Há a suspeita de que eles podiam nem estar distribuindo a água ou pegando em mananciais mais perto, sem qualidade, o que representa riscos, uma vez que a água distribuída pelo programa é para consumo humano. O valor pago pelo serviço é satisfatório, mas existem pipeiros que querem receber sem prestar o serviço, agem de má fé", afirma o coronel Nixon Frota, falando ainda que existem denúncias de que outros pipeiros também estariam praticando irregularidades.

exercito
Foto: cidade verde 

A prisão dos suspeitos aconteceu nesta sexta-feira (25). O flagrante está sendo registrado na 13ª Delegacia Regional do municipio de Jaicós. Um pipeiro continua sendo procurado. Todos participantes devem responder por estelionato.

 Com informações de Cidade verde.com




Deixe seu comentário: