Geral Por: Redação Rede Piauí Repórter 13 Nov 2018 10:44 Rede Piauí de Notícias

PL que regulamenta Uber em Teresina enfrenta protestos e divide vereadores

Motoristas exigem mudanças no projeto e vereadores debatem benefícios à população.


A Câmara Municipal de Teresina vota nesta quarta-feira (14) o projeto que regulamenta os aplicativos de transporte em Teresina. Contrários ao texto original do PL 190/2018, os motoristas se reuniram em protesto na noite de ontem, no estacionamento da Ponte Estaiada. Eles exigem a mudança em vários pontos, especialmente:

  • - que a idade máxima do veículo seja de 8 anos;
  • - que o emplacamento não tenha restrição geográfica;
  • - que não haja limite no número de motoristas;
  • - que não haja compartilhamento de dados de corrida com a prefeitura.
UBER

 PL que regulamenta Uber em Teresina enfrenta protestos e divide vereadores.

A matéria divide a base aliada do prefeito Firmino Filho (PSDB). Vereadores aliados criticam a proposta e também pedem mudança. O vereador Gustavo Gayoso afirma que a proposta é importante e pediu que os vereadores deixem de lado as diferenças entre aliados e oposição.

"São vários pontos que os motoristas discordam e com razão. Um ponto que cito é não aceitar veículos com placas de fora. Prejudica os motoristas sem carro que recorrem às locadoras para ter esse ganha pão. Precisamos deixar de lado as diferenças políticas e ficar com o povo", disse.

O vereador Levino de Jesus, também da base, afirma que o projeto é danoso para a população. "Muitos pontos do projeto são danosos à população. É importante que todos os vereadores se envolvam nessa discussão. O projeto como se apresenta tenta impedir esse serviço. Isso é danoso", disse.

Na oposição, o vereador Deolindo Moura também se manifestou contra o projeto. Segundo ele, Teresina não pode impedir o serviço.

"São várias pessoas que irão ficar sem serviço porque essa proposta da prefeitura pretende acabar com esses aplicativos. Enquanto outras cidades fazem a regulamentação, Teresina pode acabar com os aplicativos e prejudicar a população", declarou.

A vereadora Cida Santiago afirma que o projeto deixa a base aliada do prefeito em uma situação difícil. "A base fica constrangida porque terá quer ir contra o prefeito, mas deve colocar os interesses do povo em.primeiro lugar".

Na oposição, o vereador Dudu (PT) defendeu a regulamentação. "O mesmo que se cobra do taxista tem que se cobrar do Uber. O que vale para um, vale para todos. Temos que ter uma regulamentação. O poder público tem que controlar", declarou.

Com informações de Cidade Verde.




Deixe seu comentário: