Pedro H. Santiago EDITOR CHEFE (86) 98882-0261
Anderson Soares COMERCIAL (86) 99965-4448
WhatsApp CONTATO/SUGESTÕES (86) 99860-1464
Brasil Por: Bruno Jacob Repórter 08 Mar 2018 18:43 Rede Piauí de Notícias

Placas de veículos serão usadas padrão Mercosul no Brasil

O modelo deveria ser usado no ano de 2016, e só agora o governo decidiu aderir a nova forma que já foi implantada na Argentina e no Uruguai.


Publicado nesta quinta-feira (08) no Diário Oficial da União uma resolução que estabelece a partir de setembro desde ano no Brasil, os veículos irão adotar placas que vão seguir os padrões dos países do Mercosul.

O novo modelo de placa deveria ter sido adotado em 2016, mas somente agora o governo quis aderir a mudança e a partir de setembro a mudança será aplicada aos novos veículos. Os demais podem precisar se regularizar a situação até 31 de dezembro de 2023.

Nova Placa Carro
Nova placa braslieira. Reprodução: GP1

A placa brasileira terá uma tarja azul identificando o país, e também irá conter um chip e um código para facilitar a identificação dos veículos roubados ou clonados nos países do Mercosul. Ainda vai conter 4 letras e 3 números que estão embaralhados.

Nova Identificação

A identificação da nova placa, terá a cor do fundo sempre será branca, mas a cor das letras dos números vai depender do modelo do veículo. Os de passeio ficarão na cor preta, os comerciais nas cores vermelhas e de carros oficiais em azul, os de teste em verde e os diplomáticos em dourado os de colecionadores de cor prata.

Para melhorar na identificação, vai ser constado o nome da cidade e do estado e deverão vim com os brasões. Contra as falsificações será colocado uma tira holográfica do lado esquerdo e um código bidimensional que vai mostrar a identificação do fabricante, a data de fabricação e o número serial da placa. O preço ainda será adotado pelo Departamento Estadual de Trânsito.



Deixe seu comentário:





Tocando Agora:Rede Piauí de Notícias